Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/22789
Autoria: Vieira, Tiago Filipe Fonseca
Orientação: Lapa, Tiago
Data: 17-Jun-2021
Título próprio: A caminho da "tabloidização"?: uma análise das capas de jornal em dois momentos da pandemia de COVID-19 em Portugal
Referência bibliográfica: Vieira, T. F. F. (2021). A caminho da "tabloidização"?: uma análise das capas de jornal em dois momentos da pandemia de COVID-19 em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22789
ISBN: 978-989-781-533-1
Palavras-chave: Media
Imprensa
Jornais
Tabloide
Tabloidização
Press
Newspappers
Tabloids
Tabloidization
Resumo: Desde o início do século XX que os tabloides ganharam expressão no panorama mundial da imprensa. Hoje, num mundo em constante mudança, os "media", nomeadamente a imprensa escrita, tem de enfrentar novos desafios e cativar as suas audiências. Os jornais tabloides são jornais populares. Chegam facilmente a um maior número de pessoas, com discursos simples e muitas vezes vagos, que permitem a cada um tecer as suas próprias conclusões sobre cada tema, mas também com temas leves, simples, e muitas vezes triviais, o que poderá resultar num afastamento quanto à imprensa de referência, carregada de destaques sobre política e economia. Apesar da crise pandémica e dos cada vez menores hábitos de leitura de jornais impressos dos portugueses, este estudo concluiu, através de uma análise multidimensional das capas de três jornais portugueses, que não é possível identificar uma verdadeira "tabloidização" dos jornais de referência, mas apenas indicar a tendência de que todas as publicações contam já com elementos que apontam nesse sentido.
Since the early 20th century the tabloids have earned expression in the worldwide press. Nowadays, in an everchanging world, the media, and in particular the written press has to face new chalenges in an effort to cativate the audiences. The tabloids are popular newspapers. They reach a large number of people easily, with soft news, simple, and usually trivial headlines, what distance them from the journals of record filled with hard news about politics and economics. Despite the pandemic crisis and the diminished newspappers reading habits of the Portuguese people, this study, through a multidimensional analysis of the covers of three daily newspapers, concludes that it isn’t possible to identify a tabloidization of the journals of record, instead we can just point the tendency that every newspapers analysed has now some elements of the tabloids.
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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