Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2274
Autoria: Pinto, Maria
Data: 14-Fev-2011
Título próprio: A importância e o papel das instituições islâmicas na educação e formação em Moçambique: estudo de caso da província de Nampula
Título do evento: 7º Congresso Ibérico de Estudos Africanos
Palavras-chave: Islamismo em Moçambique
Educação
Desenvolvimento
Resumo: Esta comunicação insere-se no âmbito do Projecto “O papel das organizações da sociedade civil na educação e formação: o caso de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe” do CEA/ISCTE. O seu objectivo é analisar o papel e a importância das Instituições Islâmicas no actual sistema de educação e formação moçambicano e, em particular, na província de Nampula. Procede-se a uma caracterização geral do sistema educativo na província de Nampula e nomeadamente do sistema de ensino islâmico bem como da sua articulação com o sistema de ensino oficial. O foco da análise é a actividade das escolas corânicas das Confrarias Sufis, a principal instituição de transmissão do conhecimento islâmico em Moçambique. Será dada especial atenção à actuação do Conselho Islâmico e da África Muslim Agency, duas ONG de orientação Wahhabita que, a partir do final da década de 80, promovem activamente o ensino islâmico reformado em Moçambique.
Arbitragem científica: Não
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CEI-CRN - Comunicações a conferências nacionais

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