Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/2274
acessibilidade
Title: A importância e o papel das instituições islâmicas na educação e formação em Moçambique: estudo de caso da província de Nampula
Authors: Pinto, Maria
Keywords: Islamismo em Moçambique
Educação
Desenvolvimento
Issue Date: 14-Feb-2011
Abstract: Esta comunicação insere-se no âmbito do Projecto “O papel das organizações da sociedade civil na educação e formação: o caso de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe” do CEA/ISCTE. O seu objectivo é analisar o papel e a importância das Instituições Islâmicas no actual sistema de educação e formação moçambicano e, em particular, na província de Nampula. Procede-se a uma caracterização geral do sistema educativo na província de Nampula e nomeadamente do sistema de ensino islâmico bem como da sua articulação com o sistema de ensino oficial. O foco da análise é a actividade das escolas corânicas das Confrarias Sufis, a principal instituição de transmissão do conhecimento islâmico em Moçambique. Será dada especial atenção à actuação do Conselho Islâmico e da África Muslim Agency, duas ONG de orientação Wahhabita que, a partir do final da década de 80, promovem activamente o ensino islâmico reformado em Moçambique.
Peer reviewed: Não
URI: http://hdl.handle.net/10071/2274
Appears in Collections:CEI-CRN - Comunicações a conferências nacionais

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
CIEA7_8_PINTO_A Importância e o Papel das Instituições Islâmicas na educação e formação em Moçambique.pdf219.67 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.