Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/22713
Autoria: Lopes, Cláudia Patrícia Diniz Rosa Almeida
Orientação: Ferreira, Jorge Manuel Leitão
Data: 4-Mai-2021
Título próprio: Serviço social de empresas no século XXI: dinâmicas e mutações no campo profissional
Referência bibliográfica: Lopes, C. P. D. R. A. (2020). Serviço social de empresas no século XXI: dinâmicas e mutações no campo profissional [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22713
ISBN: 978-989-781-521-8
978-989-781-607-9
Palavras-chave: Serviço social
Empresa
Assistente social -- Social worker
Mutações
Campo profissional
Company
Social work
Changes
Professional field
Resumo: Nesta investigação estudamos e analisamos as práticas profissionais dos assistentes sociais que trabalham nas empresas públicas portuguesas. Abordamos a evolução histórica e a trajetória do Serviço Social nas empresas e identificamos as políticas públicas empresariais e os modelos de gestão/ administração, relacionando-os com as práticas profissionais do assistente social. Utilizamos uma metodologia indutiva, com recurso a uma abordagem qualitativa sustentada no paradigma interpretativista e critico. Aplicamos técnicas de recolha de dados a pesquisa documental, fontes orais de testemunhos vivos, entrevistas semi-estruturadas e a observação não participante. Os resultados obtidos revelam que as políticas empresariais, a nova gestão empresarial e os respetivos modelos pós managerialistas exercem influência no campo de atuação do assistente social, registando-se alterações nas funções e atividades profissionais. O Serviço Social de Empresa foi desafiado a reinventar-se através de novas formas de atuação, reforçando competências e estratégias para enfrentar o novo contexto profissional mais dinâmico e imprevisível. Concluímos que o Serviço Social de empresa carece de maior afirmação na definição de políticas públicas, bem como do reforço do seu papel na implementação e no acompanhamento das mesmas e nos modelos de gestão/administração empresarial.
In this investigation we studied and analyzed the professional practices of social workers that work in Portuguese public companies. We approached the historical evolution and the trajectory of Social Work in companies and identify the corporate public policies and the management / administration models, relating them with the professional practices of social workers. We opted for inductive methodology, using a qualitative approach based on the interpretive and critical paradigm. The data collection techniques were documentary research, oral sources of live testimonies, semi-structured interviews and non-participant observation. The results obtained reveal that business policies, new business management and the respective post-managerialist models have an influence on the action field of the social worker, registering changes in professional functions and activities. Corporate Social Work was challenged to reinvent itself through new ways of acting, reinforcing skills and strategies to face new contexts, in a more dynamic and unpredictable way. We conclude that the Company Social Work needs greater affirmation in the definition of public policies, as well as the reinforcement of its role in the implementation and monitoring and in the models of management / business administration.
Designação do grau: Doutoramento em Serviço Social
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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