Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/22612
Autoria: Sun Hongbin
Orientação: Marques, Catarina
Li Shiming
Data: 25-Nov-2020
Título próprio: Operation mode and commodity attributes of art festivals: the case of Tianfu Ancient Town Art Festival
Referência bibliográfica: Sun Hongbin (2021). Operation mode and commodity attributes of art festivals: the case of Tianfu Ancient Town Art Festival [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22612
ISBN: 978-989-781-475-4
Palavras-chave: Ancient town
Art festival
Operating mode
Localization
Commodity attributes
Cidade antiga
Festival de arte
Modo de operação
Localização
Atributos de bens
Resumo: Os governos necessitam de avaliar a forma como os recursos culturais locais podem ser valorizados no sentido de assegurar resultados económicos. Na China, existem mais de 1000 cidades antigas com uma história de cinco milénios. Estas cidades possuem recursos culturais e turísticos abundantes à espera de serem rentabilizados. Embora seja amplamente aceite que a realização de festivais de arte é uma estratégia possível para o desenvolvimento e valorização dos recursos culturais, persiste o problema de que a maioria destes festivais são muito semelhantes entre si.O presente estudo procura explorar o modo de operação de localização do festival de arte, com base na contextualização de protótipos e na perspetiva dos atributos de bens. Foram recolhidos dados do primeiro Festival de Arte da Cidade Antiga Tianfu de Chengdu e analisados de acordo com a teoria da produção artística. Em particular, esta tese explora a teoria do design de atributos de bens artísticos e o seu processo de localização, com base no cenário, e propõe a estrutura de comercialização do Festival de Arte da Cidade Antiga, ou seja, usa a criatividade cultural e os métodos artísticos para aprimorar a competitividade da marca na cidade antiga, produzindo bens irreproduzíveis e refletindo a sua originalidade, integridade e singularidade. Além disso, para melhorar a ponte entre a teoria e a prática, esta tese propõe o mecanismo de seleção de um alto nível de instituições funcionais de qualificação artística, como a equipa criativa, a equipa de desempenho e a equipa de marketing. Esta tese constrói ainda um sistema de avaliação multidimensional para avaliar os benefícios sociais e económicos. Estuda também o significado do modo de operação local de mecanismos de cooperação de longo prazo com governos, associações, empresas de media e alianças de cidades antigas, aprimorando assim a marca artística da cidade antiga de Tianfu.
Os governos necessitam de avaliar a forma como os recursos culturais locais podem ser valorizados no sentido de assegurar resultados económicos. Na China, existem mais de 1000 cidades antigas com uma história de cinco milénios. Estas cidades possuem recursos culturais e turísticos abundantes à espera de serem rentabilizados. Embora seja amplamente aceite que a realização de festivais de arte é uma estratégia possível para o desenvolvimento e valorização dos recursos culturais, persiste o problema de que a maioria destes festivais são muito semelhantes entre si.O presente estudo procura explorar o modo de operação de localização do festival de arte, com base na contextualização de protótipos e na perspetiva dos atributos de bens. Foram recolhidos dados do primeiro Festival de Arte da Cidade Antiga Tianfu de Chengdu e analisados de acordo com a teoria da produção artística. Em particular, esta tese explora a teoria do design de atributos de bens artísticos e o seu processo de localização, com base no cenário, e propõe a estrutura de comercialização do Festival de Arte da Cidade Antiga, ou seja, usa a criatividade cultural e os métodos artísticos para aprimorar a competitividade da marca na cidade antiga, produzindo bens irreproduzíveis e refletindo a sua originalidade, integridade e singularidade. Além disso, para melhorar a ponte entre a teoria e a prática, esta tese propõe o mecanismo de seleção de um alto nível de instituições funcionais de qualificação artística, como a equipa criativa, a equipa de desempenho e a equipa de marketing. Esta tese constrói ainda um sistema de avaliação multidimensional para avaliar os benefícios sociais e económicos. Estuda também o significado do modo de operação local de mecanismos de cooperação de longo prazo com governos, associações, empresas de media e alianças de cidades antigas, aprimorando assim a marca artística da cidade antiga de Tianfu.
Designação do grau: Doutoramento em Gestão Empresarial Aplicada
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_sun_hongbin.pdf1,75 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.