Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/22483
Autoria: Louro, Catarina Filipe
Orientação: Pena, Maria João
Data: 9-Abr-2021
Título próprio: O serviço social no contexto escolar: da disciplinaridade à prática interprofissional
Referência bibliográfica: Louro, C. F. (2020). O serviço social no contexto escolar: da disciplinaridade à prática interprofissional [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22483
ISBN: 978-989-781-448-8
Palavras-chave: Serviço social
Contexto escolar
Interdisciplinaridade
Equipa
Modelo interprofissional de intervenção social
Social work
School context
Interdisciplinarity
Team
Interprofessional model of social intervention
Resumo: A presente dissertação problematiza e reflete a prática e a profissão de Serviço Social na escola e analisa de que forma se articulam os diferentes profissionais no processo de intervenção social escolar procurando entender os impactos que essas dinâmicas têm nas relações interprofissionais. Propomo-nos, ainda, a apreender os desafios que se colocam tanto ao Serviço Social como na prática interprofissional e que têm impacto na prática quotidiana dos profissionais. Esta investigação segue uma lógica indutiva, encontra-se epistemologicamente alicerçada no paradigma de investigação interpretativista e está metodologicamente ancorada numa estratégia mista de investigação. Assim, a opção por esta estratégia levou à adoção de técnicas de recolha e de análise de dados qualitativas como a entrevista semiestruturada, o "focus group" e a análise de conteúdo bem como de técnicas de recolha e de análise de dados quantitativas como o inquérito por questionário "online" e a análise estatística. Os resultados permitiram sistematizar e compreender a prática do Serviço Social na escola, bem como as representações dos assistentes sociais, diretores e crianças e jovens acerca do significado que a profissão assume no contexto escolar. Exploraram-se, também, os conceitos de interdisciplinaridade e de trabalho em equipa, tendo sido possível identificar potencialidades e desafios na efetivação do mesmo e os seus impactos numa prática interprofissional. Os resultados evidenciam o reconhecimento da importância da efetivação das relações interprofissionais na resposta às situações que surgem no contexto escolar, embora haja ainda um caminho a percorrer até que as mesmas se concretizem na sua plenitude. Para concluir, propõe-se um modelo interprofissional de intervenção social escolar.
This dissertation discusses and reflects on the practice and profession of Social Work at school and analyzes how different professionals are articulated in the school social intervention process, seeking to understand the impacts that these dynamics have on interprofessional relationships. We also propose to understand the challenges that arise both in Social Work and in interprofessional practice and that have an impact on the daily practice of professionals. This investigation follows an inductive logic, it is epistemologically based on the paradigm of interpretive research and is methodologically anchored in a mixed investigation strategy. Thus, the choice for this strategy led to the adoption of qualitative data collection and analysis techniques such as semi-structured interview, focus group and content analysis as well as quantitative data collection and analysis techniques such as the questionnaire survey online and statistical analysis. The results made it possible to systematize and understand the practice of Social Work at school, as well as the representations of social workers, school directors and children and young people about the meaning that the profession assumes in the school context. The concepts of interdisciplinarity and team work were also explored, making it possible to identify potentials and challenges in making it effective and its impacts on an interprofessional practice. The results show the recognition of the importance of implementing interprofessional relations in responding to situations that arise in the school context, although there is still a way to go until they are fully realized. To conclude, an interprofessional model of school social intervention is proposed.
Designação do grau: Doutoramento em Serviço Social
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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