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http://hdl.handle.net/10071/22393
Autoria: | Blanco, Luana Silva |
Orientação: | Costa, Renato Jorge Lopes da |
Data: | 22-Dez-2020 |
Título próprio: | Balanced scorecard em serviços de saúde público e privado |
Referência bibliográfica: | Blanco, L. S. (2020). Balanced scorecard em serviços de saúde público e privado [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22393 |
Palavras-chave: | Health service Balanced Scorecard -- Balanced Scorecard Health management Serviço de saúde Gestão da saúde |
Resumo: | The health sector is gaining more and more space in the market. The offer of health
services, of different specialties, has been increasing exponentially in the last decades. Today,
owners and service providers are beginning to understand that health services are also an
enterprise. However, professionals in the field have little knowledge of management and
many do not know how to use this knowledge in favor of their establishment. The lack of
adequate management in health services can lead to not only financial losses, but the delivery
of low quality services can have serious consequences for the health of the client / patient. In
this sense, implementing a management system that is efficient and adapts to the demands of
this type of service is essential for the sustainability of the health institution. The aim of the
present study was to evaluate what the literature has found about the implementation of the
Balanced Scorecard method in public and private health institutions. For that, the terms health
service, health management and balanced scorecard were searched in the main databases, in
Portuguese and English. 475 articles were found and after filtering according to the
established inclusion and exclusion criteria, ten original articles were included and analyzed
in this review. The analysis of the results showed that the balanced scorecard is simple and
effective method of application for the public and private health sector. O setor da saúde vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. A oferta de serviços de saúde, de diversas especialidades está aumentando exponencialmente nas últimas décadas. Atualmente, proprietários e prestadores de serviços começam a entender que o serviços de saúde são também um empreendimento. No entanto, os profissionais na área possuem pouco conhecimento sobre gestão e muitas não sabem como usar esse conhecimento a favor do seu estabelecimento. A falta de gestão adequada em serviços de saúde pode levar a perdas não só financeiras, mas a entrega de serviço de baixa qualidade pode a consequências graves para saúde do cliente/paciente. Nesse sentido, implementar um sistema de gestão que seja eficiente e se adapte as demandas desse tipo de serviço é essencial para a sustentabilidade da instituição de saúde. O objetivo do presente estudo foi avaliar o que a literatura tem constatado sobre a implementação do método Balanced Scorecard em instituições de saúde pública e privada. Para isso foram pesquisados nas principais bases de dados, nas línguas portuguesa e inglesa, os termos serviço de saúde, gestão em saúde e balanced scorecard. Foram encontrados 475 artigos e após a filtragem de acordo com os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, dez artigos originais foram incluídos e analisados nesta revisão. A análise dos resultados mostrou que o balanced scorecard é um método de aplicação simples e eficaz para o setor da saúde público e privado. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Empresas |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_luana_silva_blanco.pdf | 365,6 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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