Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/22271
Author(s): Santos, Ricardo José Dias
Advisor: Alturas, Bráulio Alexandre Barreira
Date: 18-Dec-2020
Title: Fatores que influenciam os consumidores a fazerem compras de material informático-telecomunicações pela Internet
Reference: Santos, R. J. D. (2020). Fatores que influenciam os consumidores a fazerem compras de material informático-telecomunicações pela Internet [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22271
Keywords: Lojas virtuais
Comércio eletrónico
Satisfação do consumidor
Virtual stores
E-commerce
Consumer satisfaction
Abstract: Com a globalização da Internet e a sua constante presença na vida de todos os utilizadores, houve grandes mudanças na vida dos utilizadores como novas formas de adquirir produtos, uma delas é permitir ao utilizador poder fazer as suas compras "online", o chamado "e-commerce", este conceito é bastante útil para os consumidores poderem fazer as suas compras sem ter que sair do conforto da sua habitação. Neste projeto pretendemos foi efetuado um estudo de forma a perceber quais os fatores que influenciam os consumidores a fazerem as suas compras de equipamentos informáticos / telecomunicações em lojas virtuais. Neste âmbito foi efetuada uma revisão da literatura de modo a conhecer o paradigma atual. Para identificarmos a opinião do consumidor foi feito um questionário e distribuído por e-mail e por redes sociais, de modo a perceber quais os fatores que tinham mais influência. Após a recolha de dados, foram tratados com a ferramenta SPSS, tendo obtido três principais categorias: Condições e Imagem, Produtos e Entregas e por último Design e Usabilidade do "website".
With the Internet globalization and its constant presence in all the users’ lives, there were great changes in what is concerned with their way to buy products; this new tool allows them to make online purchases (commonly known as e-commerce). The possibility of buying all the kinds of items online is particularly useful because there is no need to leave the comfort of their houses. In this project, we intend to make a study so that we can understand which are the aspects that influence the consumers to buy computer equipment and telecommunications in virtual stores. In this sphere, it was made a literature review in order to know the actual paradigm on the matter, and with the aim to determine the users’ opinion, it was elaborated a survey, which was distributed by email and within the social networks. After this collection, the data was processed with a tool named SPSS, and it was obtained three main categories: Conditions and Image, Products and Deliveries, and finally Website design/ usability.
Degree: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_ricardo_dias_santos.pdf1,58 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.