Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/22230
Autoria: Barbosa, Mílton Durval Afonso
Orientação: Resende, José Ricardo Pontes
Mendes, Pedro Alexande Aguiar
Data: 18-Nov-2019
Título próprio: Realidade virtual como ferramenta de arquitectura
Referência bibliográfica: Barbosa, M. D. A. (2019). Realidade virtual como ferramenta de arquitectura [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22230
Palavras-chave: Arquitetura
Realidade virtual
Motores de jogos
Plugins
Architecture
Virtual reality
Game engines
Resumo: A Realidade Virtual destaca-se nos últimos anos abrangendo áreas como o Ensino, a Medicina, a Defesa, o Cinema e a Arquitectura. Os motores de jogos, utilizados para a criação de jogos na área de entretenimento, e as soluções adicionadas aos softwares de modelação (Addins e Plugins) surgem como principais ferramentas para criação de ambientes virtuais na área da Arquitectura, facilitando a sua utilização por parte de usuários que não dominam a programação. Este trabalho investiga a utilização da Realidade Virtual como ferramenta de trabalho em Arquitectura. Pretende enumerar algumas das utilizações, tendo como pergunta base: De que forma a Realidade Virtual, os Motores de Jogos e os Plugins podem e são utilizados como ferramenta de produção e comunicação da arquitectura? Esta dissertação procura investigar, através de inquéritos e entrevistas, como são utilizadas estas ferramentas a nível nacional. Recolhe informação dos arquitectos acerca das dificuldades e mais-valias, em que fases de projecto as utilizam, que tipos de formação obtiveram e que futuro vêm na utilização destas ferramentas. De acordo com a informação recolhida conclui-se que a RV é uma ferramenta que cada vez mais faz parte integrante do processo de Arquitectura, mas é na apresentação/comunicação que se destaca por permitir uma nova forma de comunicar/visualizar o projecto. Os Plugins, em comparação com os motores de jogos, são uma melhor opção por oferecer uma ligação directa com os softwares BIM em “tempo real” e por não exigirem conhecimentos de programação.
Virtual Reality stands out in recent years covering areas such as Trainning, Medicine, Defense, Cinema and Architecture. Game engines, used for game creation in the entertainment area, and solutions added to modeling software (Addins and Plugins) are the main tools for creating environments in the architecture area, making it easy for non-programming users to use. This work investigates the use of Virtual Reality as a work tool in Architecture. It aims to list some of the uses, based on the following question: How Virtual Reality, Game Engines and Plugins can and are used as a production and communication tool of architecture? This dissertation seeks to find out through surveys and interviews how these tools are used at national level. It collects information from architects about the difficulties and gains, at what stages of the project they use it, the types of training gained, and what future they see in use of these tools. According to the information gathered, it is concluded that VR is a tool that is increasingly part of the Architecture process, but it is in the presentation / communication that stands out for allowing a new way to communicate / visualize the project. Plugins, compared to game engines, are a better option because they offer a direct connection to “real-time” BIM software and do not require programming skills.
Designação do grau: Mestrado Integrado em Arquitetura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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