Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/22158
Autoria: Costa, Pedro Filipe Rosário
Orientação: Torres, Eduardo Cintra
Rodrigues, Célia Felícia Belim
Data: 11-Fev-2021
Título próprio: O tema do ambiente no Partido Popular Europeu: análise a discursos dos Presidentes da Comissão Europeia entre 2010 e 2019
Referência bibliográfica: Costa, P. F. R. (2020). O tema do ambiente no Partido Popular Europeu: análise a discursos dos Presidentes da Comissão Europeia entre 2010 e 2019 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22158
Palavras-chave: Ambiente
União Europeia
Comunicação política
Discurso político
Comunicação ambiental
Retórica ambiental
Políticas ambientais
Partido Popular Europeu
Comissão Europeia
Environment
European Union
Political communication
Political speech
Environmental communication
Environmental rhetoric
Environmental policies
European People’s Party
European Commission
Resumo: Esta Dissertação enfoca os padrões de comunicação, em termos de conteúdo e forma, sobre o tema do ambiente quando tratado pelo Partido Popular Europeu (PPE), de centro-direita. Com esse propósito, são analisados discursos de líderes da União Europeia (UE), concretamente dos Presidentes da Comissão Europeia (CE), membros do PPE, num período de 10 anos, compreendido entre 2010 e 2019: José Manuel Durão Barroso, Jean-Claude Juncker e Ursula von der Leyen. Metodologicamente, recorreu-se ao método qualitativo, incluindo a pesquisa documental, a análise temática e a análise retórica. Os resultados mostram que, ao longo dos 10 anos em estudo, o tema do ambiente tem tido presença permanente nos discursos dos presidentes da CE e membros do PPE. Retoricamente e em geral, os discursos mostram o uso de dispositivos retóricos, ligados ao ethos, pathos e logos, de Aristóteles. Ao nível do ethos, todos os oradores recorrem a: a) “conhecimento”; b) “espírito de união”; c) “credibilidade”; d) “identidade”; e) “sensatez”; e f) “sinceridade”. Ao nível da dimensão retórica pathos, os três atores políticos recorrem a: a) “sentimento de culpa”; e b) “estímulo à reflexão e à ação”. Da dimensão retórica logos, os oradores socorrem-se de: a) “slogans”; b) “identificação do tema do ambiente como questão económica e de segurança nacional”; c) “apelo à culpa”; d) “números”; e) “termos técnicos”; f) “figuras de estilo”, como aliterações, anáforas, comparações, enumerações, hipérboles e metáforas; g) “conteúdo afetivo e personalizado”; h) “argumentos bilaterais”; e i) “exemplificações”.
This thesis focuses on the communication patterns, in terms of content and form, on the environmental theme, when addressed by the center-right European People's Party (EPP). With this purpose, the discourses by leaders of the European Union (EU), specifically by the Presidents of the European Commission (EC), members of the EPP, in a period of 10 years, between 2010 and 2019, are analyzed: José Manuel Durão Barroso, Jean-Claude Juncker, and Ursula von der Leyen. The qualitative method was used, including the documentary research, the thematic analysis, and the rhetorical analysis. The results show that, over the 10 years under analysis, the theme of the environment has had a permanent presence in the speeches of EC presidents and members of the EPP. Rhetorically and in general, the discourses are supported by rhetorical devices, such as Aristotle's ethos, pathos, and logos. At the level of ethos, all the speakers reveal: a) “knowledge”; b) “spirit of union”; c) “credibility”; d) “identity”; e) “common sense”; and f) "sincerity". In terms of the pathos rhetorical dimension, the three political actors tend to provoke: a) “feeling of guilt”; and b) “stimulus to reflection and action”. From the rhetorical dimension of logos, the speakers use: a) “slogans”; b) “identification of the theme of the environment as an economic and national security theme”; c) “appeal to guilt”; d) "numbers"; e) “technical terms”; f) “figures of style”, such as alliterations, anaphors, comparisons, enumerations, hyperboles, and metaphors; g) “affective and personalized content”; h) “bilateral arguments”; and i) “exemplifications”.
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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