Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/22151
acessibilidade
Title: Cultura vínica online em Portugal: a relação das pessoas com o vinho na internet
Authors: Carvalho, Vinicius Gomes Barbizani de
Orientador: Veríssimo, Jorge Domingos Carapinha
Keywords: Internet
Cultura
Vinho
Interação
Literacia
Wine
Culture
Interaction
Literacy
Issue Date: 22-Jan-2021
Citation: CARVALHO, Vinicius Gomes Barbizani de - Cultura vínica online em Portugal: a relação das pessoas com o vinho na internet [Em linha]. Lisboa: Iscte, 2020. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/22151>.
Abstract: Esta dissertação de mestrado insere-se no atual contexto onde a internet é plano de fundo nas relações de poder e construções socioculturais. O objetivo da investigação é o de perceber como é a relação das pessoas com o vinho no meio online. Para tal, foi desenvolvido um inquérito com uma amostra não representativa de 302 participantes, com predominância masculina, concentrada principalmente na Área Metropolitana de Lisboa (33,4%), onde 77% possui grau de ensino superior completo e atuam em 48 diferentes ocupações laborais. Os dados obtidos demonstram uma relação positiva, fértil, intensa e complexa, diretamente costurada por informação, cultura e socialização. Os participantes demonstraram preocupação com a moderação e apreciação do vinho além da desinformação e valorização da autoria dos conteúdos vínicos online. Os hábitos dos participantes nesta amostra são semelhantes aos hábitos gerais no meio online, havendo uma propensão interativa para assuntos vínicos online.
This master's thesis is written in the current context of internet as a background for power relationships and socio-cultural constructions. The aim of the investigation is to understand how people relate to wine online. To this end, a survey was conducted with a non-representative sample of 302 participants, with a male predominance concentrated mainly in the Metropolitan Area of Lisbon (33.4%), where 77% have completed higher education and work in 48 different occupations. The data obtained demonstrate a positive, fertile, intense, and complex relationship; directly sewn by information, culture, and socialization. Participants expressed concern about moderation and degustation of wine, in addition to misinformation and rating of sources over wine content online. The habits of the participants in this sample are like general habits in the online environment, with an interactive tendency in online wine matters.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/22151
Thesis identifier: 202636925
Designation: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
master_vinicius_barbizani_carvalho.pdf973.68 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.