Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/22150
acessibilidade
Title: Qualidade da informação e consumo online: fake news e desinformação
Authors: Rocha, Rita Grilo
Orientador: Silva, Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da
Keywords: Fake news
Desinformação
Literacia mediática
Literacia em saúde
Tabagismo
TICTIC -- Tecnologias da informação e comunicação
Disinformation;
Media literacy
Health literacy
Tobacco
Information and communication technologies
Issue Date: 22-Dec-2020
Citation: ROCHA, Rita Grilo - Qualidade da informação e consumo online: fake news e desinformação [Em linha]. Lisboa: Iscte, 2020. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/22150>.
Abstract: Esta dissertação, envolvida no Mestrado em Sociologia, têm como objetivo o estudo e aprofundamento sobre a problemática da qualidade da informação online nomeadamente o estudo do fenómeno das fake news e desinformação relativa ao consumo de tabaco. A questão de partida assinalada para esta investigação baseou-se em “Qual é a perceção da população portuguesa sobre o fenómeno das fake news e desinformação relativamente ao consumo de tabaco?”, relacionando as questões sociológicas sobre o uso e conteúdo exposto online, tal como o consumo de informação relativo ao consumo de tabaco. De modo a dar resposta a esta questão de partida foi empregado um estudo qualitativo sustentado a partir de uma abordagem intensiva de pesquisa via online e técnica de investigação de recolha de dados, a entrevista, explorando também as temáticas de literacia mediática e literacia em saúde. Conclui-se, nesta investigação, que a perceção da população sobre notícias e informações atuais baseia-se no tipo de informação que consomem online e posteriormente no contacto com a sua rede de contactos de amigos e familiares. No que diz respeito às dimensões literárias da população, segundo as referências bibliográficas onde esta investigação se apoiou, estas contribuem para a promoção de um estilo de vida saudável e uma visão crítica e consciente das potencialidades dos conteúdos na Internet.
This dissertation, involved in the Master's degree in Sociology, aims to study and deepen the issue of the quality of online information, specifically the study of the phenomenon of fake news and disinformation related to tobacco consumption. The starting point for this investigation was based on “What is the perception of the Portuguese population about the phenomenon of fake news and misinformation regarding tobacco consumption?”, connecting the sociological issues about the use and the content exposed online, such as the consumption of information related to tobacco consumption. In order to answer this question, it was used a a qualitative study based on an intensive approach of online research and data collection investigation technique (interview), also exploring the themes of media literacy and health literacy. In this investigation, it was concluded that the population's perception of current news and information is based on the type of information they consume online and later in contact with their network of friends and family. With regard of the literary dimensions of the population, according to the bibliographic references where this research was based, these contribute to the promotion of a healthy lifestyle and a critical and conscious view of the potential of the Internet content.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/22150
Thesis identifier: 202630048
Designation: Mestrado em Sociologia
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Master_Rita_Grilo_Rocha.pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.