Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/21766
Autoria: | Jain, Pratiksha |
Orientação: | Fernandes, Alexandra Etelvina Martins Marques |
Data: | 22-Dez-2020 |
Título próprio: | Disrupting the Indian telecom industry: an analytical research on Reliance Jio network |
Referência bibliográfica: | Jain, P. (2020). Disrupting the Indian telecom industry: an analytical research on Reliance Jio network [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21766 |
Palavras-chave: | Indian telecom industry Reliance Jio OTT 4G internet VoLTE service Satisfaction level Indústria indiana de telecomunicações Internet 4G Serviço VoLTE Nível de satisfação |
Resumo: | India is currently the second largest market for telecommunications, with the world's
second highest consumer base. India's telecom sector has seen a revolutionary transformation
since 2016 when Reliance Jio launched its own 4G internet services which offered free calling
and unlimited internet data at a very low cost. Not only it disrupted India's telecom market but
triggered a catastrophe price war and induced the rapid evolution of the industry. The objective
of this contemporary study is to analyze the impact of Reliance Jio on the customers as well as
competitors. It also emphasizes on the issues faced by Jio users by analyzing the satisfaction
level of customers. This study also plans to analyze the consumer trend on data usage and its
impact on OTT market. To accomplish above objectives, the questionnaire is designed and
circulated to smartphone users of Pune Urban area. SPSS software is used to analyze data using
univariate and multivariate techniques. The study exposes the successful nature of Reliance Jio
to become a household name in India and illustrates most customers were satisfied. Atualmente, a Índia é o segundo maior mercado de telecomunicações, com a segunda maior base de consumidores do mundo. O setor de telecomunicações da Índia tem assistido a uma transformação revolucionária desde 2016, quando a Reliance Jio lançou os seus próprios serviços de Internet 4G que, ofereciam chamadas gratuitas e dados ilimitados de Internet a um custo muito baixo. Reliance Jio perturbou nao só, o mercado de telecomunicações da Índia, como também desencadeou uma concorrência de preços catastrófica que impulsionou a rápida evolução do setor. O presente estudo tem como objetivo analisar o impacto do Reliance Jio nos clientes, bem como os concorrentes. Adicionalmente, o estudo salienta as dificuldades sentidas pelos utilizadores da Reliance Jio ao analisar o nível de satisfação dos clientes e analisa a tendência dos consumidores sobre a utilização de dados e seu impacto no mercado OTT. Para atingir os objetivos descritos acima, o questionário é concebido e distribuído aos utilizadores de smartphones da área urbana de Pune. O software utilizado foi o SPSS para analisar os dados, sendo que foram utilizadas técnicas univariadas e multivariadas. O estudo evidência a natureza de sucesso do Reliance Jio e como se tornou um nome conhecido na Índia, mostrando que a maioria dos clientes ficaram satisfeitos. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Empresas |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_pratiksha_sanjay_Jain.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.