Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/21734
Autoria: | Silva, João Manuel Ferreira da |
Orientação: | Ricardo, Rui Alexandre Duarte Sampaio, Mafalda Gambutas Teixeira de |
Data: | 15-Dez-2020 |
Título próprio: | Mobilidade suave como ferramenta de reestruturação urbana: o caso SATU Oeiras |
Referência bibliográfica: | SILVA, João Manuel Ferreira da - Mobilidade suave como ferramenta de reestruturação urbana: o caso SATU Oeiras [Em linha]. Lisboa: Iscte, 2020. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/21734>. |
Palavras-chave: | Oeiras SATU Oeiras Pedonalização Mobilidade urbana Pedestrianization Urban Mobility |
Resumo: | Oeiras é um concelho integrado na AML rodeado pelos concelhos de Amadora, Cascais, Lisboa e Sintra. Devido à elevada dependência rodoviária que Oeiras enfrenta
na sua conexão com outras áreas da AML e à medida que
o programa Oeiras Valley tem vindo a ser implementado
os problemas de congestionamento rodoviário têm vindo a
acentuar-se.
De forma a melhorar este problema de mobilidade
surge o projeto SATU Oeiras, que não se foca na construção de novas vias de trânsito, mas sim na criação de
mais opções de mobilidade para os seus habitantes e trabalhadores do concelho.
O projeto planeava conectar as linhas de Cascais à de
Sintra passando pelos parques empresariais, o TagusPark
e o LagoasPark que ligam a estação de comboios de Paço
de Arcos com o centro comercial Oeiras Parque. Em 2015,
o SATU foi encerrado ficando uma enorme infraestrutura
abandonada que se estende entre Paço de Arcos e o Oeiras Parque.
A zona de Paço de Arcos demarca-se pela sua
topografia acentuada a qual cria segregações urbanísticas no território. Contudo, esta zona contém ainda outras
barreiras que contribuem para esta divisão urbanística, nomeadamente a ribeira de Porto Salvo e as infraestruturas
rodoviárias e ferroviárias.
De forma a melhorar a mobilidade na zona de Paço
de Arcos, especialmente as mobilidades suaves, o projeto
faz uso da antiga infraestrutura do SATU Oeiras e transforma-o num eixo pedonal elevado. Devido à elevação desta
infraestrutura em relação ao solo é possível unificar o território que até então se encontrara segregado. Oeiras is a district integrated in the Lisbon Metropolitan Area (LMA). As the connections between Oeiras and all other LMA regions are highly dependable on these highspeed roads, and as the Oeiras Valley program has been implemented in the territory, the problems related to road congestion have been accentuated. In order to improve this mobility problem, the SATU Oeiras project arises. It does not focus on the construction of new transit routes but instead it promotes the creation of more mobility options for its inhabitants and workers from the municipality. The SATU Oeiras project, which was planned to connect the train lines of Cascais and Sintra through the business parks of the TagusPark and LagoasPark, connecting the train station of Paço de Arcos with the shopping centre Oeiras Parque. In 2015, the SATU Oeiras was closed leaving a huge infrastructure between Paço de Arcos and Oeiras Parque completely abandoned. Paço de Arcos is known by its accentuated topography which ended up creating urban segregations in the territory. However, this area also contains other types of barriers that have contributed to this urban division, namely the Porto Salvo stream as well as the road and railway infrastructures. In order to improve the mobility of Paço de Arcos, especially soft mobility, the project carried out makes use of the old infrastructure of SATU Oeiras and transforms it into an elevated pedestrian axis. Due to the ground-infrastructure elevation, it is the opportunity to unify the territory. |
Designação do grau: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_joao_ferreira_silva.pdf | 158,23 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.