Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2168
Autoria: Lopes, João Teixeira
Bóia, Pedro dos Santos
Ferro, Lígia
Guerra, Paula
Data: 2010
Título próprio: Género e música electrónica de dança: experiências, percursos e “retratos” de mulheres clubbers
Número: 62
Paginação: 35-56
ISSN: 0873-6529
Palavras-chave: Género
Subcultura
Música electrónica
Gender
Subculture
Electronic music
Genre
Subculture
Musique électronique
Género
Subcultura
Música electrónica
Resumo: O objectivo principal do presente trabalho consiste em apreender a construção de identidades de género no domínio das (sub)culturas juvenis ligadas à participação nas festas de música electrónica, nomeadamente o drum’n’bass, o trance e o techno, tornando possível a apreensão sociológica das complexas intersecções que se estabelecem entre as variáveis género, classe social e a estrutura interna das (sub)culturas club.Oprocesso de estruturação interna das (sub)culturas é equacionado, pois, de forma relacional e com base numa abordagem etnográfica multidimensional, com recurso a entrevistas biográficas e à construção de retratos sociológicos, de forma a detectar transferências e dissonâncias entre a socialização pré-clubbing e a aquisição de novas (?) disposições nos contextos das festas.
The main objective of thiswork is to understand the construction of gender identities in the field of youth (sub)cultures linked to the participation in electronic music festivals, in particular, drum’n’bass, techno and trance, in order to understand the complex intersections between gender and social class and the internal structure of club (sub)cultures. The internal structuring process is therefore considered in a relational and multidimensional approach, using ethnographical approaches, biographic interviews and sociological portraits in order to detect transfers and discrepancies between pre-clubbing socialising and the acquisition of new (?) dispositions in the parties’ contexts.
L’objectif principal du présent travail consiste à appréhender la construction d’identités de genre dans le domaine des (sub)cultures juvéniles liées à la participation dans les fêtes de musique électronique, notamment la drum’n’bass, la trance et la techno, en rendant possible l’appréhension sociologique des complexes intersections qui s’établissent entre les variables genre et classe sociale et la structure interne des (sub)cultures club. Le processus de structuration interne des (sub)cultures est construit, donc, de forme relationnelle et sur base d’un abordage ethnographique multidimensionnel, ayant recours à des entrevues biographiques et à la construction de portraits sociologiques, de manière à détecter des transferts et des dissonances entre la socialisation pré-clubbing et l’acquisition de nouvelles (?) dispositions dans les contextes des fêtes.
El objetivo principal del presente trabajo consiste en aprehender la construcción de identidades de género en el dominio de las (sub)culturas juveniles ligadas a la participación en las fiestas de música electrónica, denominadas el drum’n’bass, el trance yel techno, tornando posible la aprehensión sociológica de las complejas intersecciones que se establecen entre las variables género, clase social y la estructura interna de las (sub)culturas club. El proceso de estructuración interna de las (sub)culturas es reflejado, pues, de forma relacional y con base en un abordaje etnográfico multidimensional, con recurso a entrevistas biográficas y a la construcción de retratos sociológicos, a manera de detectar transferencias y disonancias entre la socialización pre-clubbing y la adquisición de nuevas (?) disposiciones en los contextos de las fiestas.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
n62a02.pdf469,24 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.