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http://hdl.handle.net/10071/21618
acessibilidade
Title: Privação material da família, bem-estar parental e envolvimento parental em casa
Authors: Cruz, Inês Filipa Graça da
Orientador: Aguiar, Cecília
Keywords: Envolvimento parental
Privação material
Educação
Inclusão
Bem-estar -- Well-being
Parental involvement
Material deprivation
Education
Inclusion
Issue Date: 22-Dec-2020
Citation: Cruz, I. F. G. da. (2020). Privação material da família, bem-estar parental e envolvimento parental em casa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21618
Abstract: A investigação tem indicado que o estatuto socioeconómico está relacionado com o stress familiar e o envolvimento parental. Neste estudo, pretendeu-se investigar a relação entre o nível de privação material da família, o bem-estar parental e o envolvimento parental em atividades em casa. Participaram no presente estudo 116 mães com uma escolaridade média de oito anos e com filhos entre os dois e os seis anos, dos quais 57 eram do sexo feminino e 59 do sexo masculino. Mais de dois terços das mães (72.4%) afirmaram ter um rendimento mensal inferior a 620€, tratando-se de uma amostra de baixo nível socioeconómico. Os dados obtidos não confirmaram as hipóteses formuladas mas revelaram relações positivas e estatisticamente significativas entre os anos de escolaridade da mãe, a idade das crianças e a frequência de leitura partilhada.
Research has indicated that socioeconomic status is related to family stress and parental involvement. In this study, we aimed to investigate the relationship between the level of material deprivation of the family, parental well-being and parental involvement in activities at home. 116 mothers participated in this study with an average schooling of eight years and with children between two and six years old, of which 57 were female and 59 were male. More than two-thirds of mothers (72.4%) stated that they had a monthly income of less than € 620, being a sample of low socioeconomic status. The data obtained did not confirm the hypotheses formulated but revealed positive and statistically significant relationships between the mother's years of schooling, the children's age and the frequency of shared reading.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/21618
Thesis identifier: 202572994
Designation: Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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