Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2156
Autoria: Arriaga, P.
Almeida, G.
Data: 2010
Título próprio: Fábrica de emoções: a eficácia de excertos de filmes na indução de emoções
Volume: 8
Número: 1
Paginação: 63 - 80
ISSN: 1645-7927
DOI (Digital Object Identifier): 10.14417/lp.649
Palavras-chave: Elicitation of emotions
Emotions
Films
Resumo: O presente estudo teve como objectivo testar a eficácia do recurso a excertos de filmes na indução das emoções alegria, tristeza, raiva, medo e repugnância. Oitenta participantes foram expostos a 18 excertos e reportaram o modo como se sentiram após a breve exposição. Além das emoções específicas em análise, avaliou-se a valência e a activação afectivas bem como a sensação de presença. De um modo geral, foi possível induzir a maioria das emoções com relativa eficácia em participantes de ambos os sexos. O posicionamento dos excertos em relação ao modelo afectivo dimensional é consistente com os resultados de estudos com outros estímulos emocionais. A sensação de presença nos ambientes visualizados foi elevada para a maioria dos excertos seleccionados.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2010_Arriaga_Almeida_Film_Emotions.pdfVersão Editora165,08 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.