Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21558
Autoria: Fernandes, Clarisse Pinto
Orientação: Passos, Ana Margarida
Data: 18-Dez-2020
Título próprio: O efeito da inteligência emocional coletiva no conflito intragrupal e a sua influência no desempenho da equipa: o papel moderador do líder
Referência bibliográfica: FERNANDES, Clarisse Pinto - O efeito da inteligência emocional coletiva no conflito intragrupal e a sua influência no desempenho da equipa: o papel moderador do líder [Em linha]. Lisboa: Iscte, 2020. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/21558>.
Palavras-chave: Inteligência emocional coletiva
Conflito
Desempenho da equipa
Liderança que encoraja à autogestão da equipa
Collective emotional intelligence
Conflict
Team performance
Leadership that encourages team self-management
Resumo: A inteligência emocional coletiva é um tema emergente na literatura, porém, está provado que potencia amplamente o desempenho das equipas organizacionais. Neste sentido, o presente estudo pretende, em suma, analisar o efeito mediador dos conflito intragrupal na relação entre inteligência emocional coletiva e desempenho do grupo. Simultaneamente, tem por objetivo avaliar o efeito moderador da liderança que encoraja à autogestão da equipa na relação entre inteligência emocional coletiva e conflitos (de tarefa e relacional). Os dados foram recolhidos através da aplicação de dois questionários (um destinado ao líder e outro destinado aos membros das diferentes equipas), numa amostra composta por 46 equipas (168 colaboradores e 45 líderes) em contexto de consultoria e/ou auditoria. Globalmente, os resultados não corroboram as hipóteses postuladas. Não foi possível suportar a hipótese que postula o efeito mediador do conflito entre a inteligência emocional coletiva e o desempenho da equipa, no entanto, comprovou-se o efeito negativo da inteligência emocional no conflito intragrupal. Por sua vez, a hipótese que postula o efeito mediador da liderança que encoraja à autogestão da equipa também não foi suportada, apesar da moderação comprovada entre uma das dimensões da inteligência emocional e o conflito de tarefa. A mediação moderada também não se revelou significativa. No final, são discutidas as implicações destes resultados, apresentadas novas direções de investigação futura e suas limitações, tal como uma conclusão.
Collective emotional intelligence is an emerging theme in the literature, but it has been proven to greatly enhance the performance of organizational teams. In this sense, this study aims to analyze the mediating effect intragroup conflict on the relationship between collective emotional intelligence and group performance. Simultaneously, it aims to assess the moderating effect of leadership that encourages team self-management in the relationship between collective emotional intelligence and conflicts (task and relational). The data were collected through the application of two questionnaires (one for the leader and the other for the members of the different teams), in a sample composed by 46 teams (168 collaborators and 45 leaders) in a consulting and/or auditing context. Overall, the results do not corroborate the hypotheses postulated. It was not possible to support the hypothesis that postulates the mediating effect of the conflict between collective emotional intelligence and team performance, however, the negative effect of emotional intelligence on intragroup conflict was proven. In turn, the hypothesis postulating the mediating effect of leadership that encourages team selfmanagement was also not supported, despite the proven moderation between one of the dimensions of emotional intelligence and task conflict. Moderate mediation also proved to be non-significant. In the end, the implications of these findings are discussed, new directions for future research presented, as well as the limitations and final conclusions.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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