Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21531
Autoria: Lotra, João Marçal
Orientação: Silva, Tiago Lapa da
Vieira, Jorge Samuel Pinto
Data: 23-Dez-2020
Título próprio: O apoio através de plataformas de crowdfunding a projetos digitais: A contribuição dos seguidores do projeto “Maluco Beleza”
Referência bibliográfica: Lotra, J. M. (2020). O apoio através de plataformas de crowdfunding a projetos digitais: A contribuição dos seguidores do projeto “Maluco Beleza” [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21531
Palavras-chave: Internet
Crowdfunding
Podcast
Patreon
Resumo: Um novo mundo comunicacional ganhou forma nos últimos anos (Castells & Cardoso, 2005). Um dos conteúdos digitais que conseguiu ganhar alguma preponderância foi o podcast, que poderá ser conceptualizado como: “It is comprised of either audio or video MP3/MP4 recordings that can be downloaded directly to the desktop computer as well as to various mobile devices” (Harris & Park, 2008: 548). De facto, o “Reuters Digital News Report 2019 Portugal”, publicado pelo Obercom em setembro desse ano, mostrava que, no mês anterior à inquirição, 34% dos portugueses tinham ouvido algum podcast, uma percentagem superior à média de 28% de todos os países participantes no estudo. E vários podcasts são hoje apoiados em parte, ou totalmente, por fãs (Gerber & Hui, 2013). Esta realidade não é diferente em Portugal, com vários produtores a utilizarem as plataformas de crowdfunding para financiarem a produção dos seus conteúdos. E é importante compreender de que forma os fãs dos projetos entendem esta nova realidade, porque o decidem fazer, assim como entender o impacto que sentem que as plataformas de apoio têm para a criação de novos conteúdos. Um dos exemplos paradigmáticos da realidade portuguesa da utilização de crowdfunding nos conteúdos de podcast é o projeto “Maluco Beleza”, de Rui Unas, do qual se fará um estudo de caso. Utilizando uma abordagem intensiva, através de um conjunto de entrevistas, de guião estruturado, iremos compreender que os fãs do projeto “Maluco Beleza”, demonstram que a identificação com o conteúdo é o fator chave para o seu apoio a este projeto.
A new communicational world has taken shape in recent years (Castells & Cardoso, 2005). One of the digital contents that managed to gain some preponderance was the podcast, which can be conceptualized as: “It is comprised of either audio or video MP3 / MP4 recordings that can be downloaded directly to the desktop computer as well as to various mobile devices” ( Harris & Park, 2008: 548). In fact, the “Reuters Digital News Report 2019 Portugal”, published by Obercom in September of the same year, showed that, in the month prior to the survey, 34% of portuguese people had listened to a podcast, a percentage higher than the average of 28% of the countries participating in the same study. And several podcasts are now partly, or totally, supported by fans (Gerber & Hui, 2013). This reality is no different in Portugal, with several producers using crowdfunding platforms to finance the production of their content. And it is important to understand how the fans of the projects understand this new reality, why they decide to do it, as well as understand the impact that they feel that the support platforms have for the creation of new content. One of the paradigmatic examples of the Portuguese reality of using crowdfunding in podcast content is the project “Maluco Beleza”, by Rui Unas, Using an intensive approach, through a set of interviews, with a structured script, we will understand that the fans of the “Maluco Beleza” project, demonstrate that identification with the content is the key factor for their support for this project, of wich we will do a study case.
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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