Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21530
Autoria: Ribeiro, Catarina Alexandra Barreira
Orientação: Bilro, Ricardo Godinho
Data: 26-Out-2020
Título próprio: The role of IMDb online community engagement on the motivation and intention to watch movies
Referência bibliográfica: RIBEIRO, Catarina Alexandra Barreira - The role of IMDb online community engagement on the motivation and intention to watch movies [Em linha]. Lisboa: Iscte, 2020. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/21530>.
Palavras-chave: Online brand community engagement
Brand-consumer engagement
Motivation to watch movies
Intention to watch movies
Compromisso de comunidades online
Compromisso marca
Consumidor
Motivação de ver filmes
Intenção de ver filmes
Resumo: Nowadays, internet and social media are a necessity and indispensable tools that many businesses depend on. Conscious consumers before any consideration, rely on the online channel to search for reviews and ratings before the purchase. Within the entertainment industry the same is depicted. Movie enthusiasts before watching a movie rely on online brand communities' websites, such as IMDb, that have information about the quality and what to expect before watching a movie. IMDb - which is the exampled platform used on this study - is full of detailed reviews and ratings given by other members, defining engagement as the main pillar for this platform to succeed. Although, there is a lack of empirical studies that connect both entertainment consumption and online brand communities. This dissertation comes to fill this gap by analysing the concepts of Online Brand Communities Engagement within IMDb and the Motivation and Intention to Watch Movies. Also conceptualizing drivers of these concepts such as Brand Influence, Validation, Hedonic Motivation, and other moderators. The results prove that all drivers play a role in IMDb Online Brand Community Engagement, Motivation to Watch Movies and Intention to Watch Movies, indicating the existence of a positive relationship between the variables studied. Moreover, both drivers Hedonic Motivation and Eudaimonic Motivation have a positive impact on the Intention to watch movies. In conclusion, IMDb Online Brand Community engagement positively influences the Motivation to Watch Movies, which positively influence the further intention to watch them and the reliability on keeping following IMDb recommendations.
Atualmente, a internet e as redes sociais são tanto uma necessidade como uma ferramenta indispensável para muitos negócios e empresas. Os consumidores mais conscientes antes de qualquer consideração, recorrem aos canais online para procurar opiniões de outros compradores por forma a decidirem se vale a pena comprar o produto. Na indústria do entretenimento o mesmo se verifica. Os entusiastas de cinema antes de assistirem a um filme, pesquisam informação sobre o mesmo em plataformas de comunidades online, como o IMDb, para perceberem qual a qualidade do filme e serem capazes de gerir expectativas. O IMDb - plataforma usada como exemplo neste estudo - está repleta de comentários opinativos detalhados e classificações dadas por outros membros, definindo o compromisso (engagement) como principal pilar para que a plataforma tenha sucesso. Apesar desse facto, há falta de estudos empíricos que conectam o consumo de entretenimento com plataformas de comunidades online. Esta dissertação vem preencher esta lacuna na literatura ao analisar conceitos como o Compromisso da Comunidade Online da Plataforma IMDb e a Motivação e Intenção de ver filmes. Adicionalmente, conceptualizando construtos como Influência de Marca, Validação, Motivação Hedónica, assim como outros moderadores. Os resultados mostram que todos os antecedentes influenciam os construtos, indicando que existe uma influência positiva na relação entre cada variável a ser estudada. Adicionalmente, é possível observar que os antecedentes Motivação Hedónica e Motivação Eudaimónica têm uma influência positiva na Intenção de ver filmes. Concluindo, o Compromisso da Comunidade Online da Plataforma IMDb influencia positivamente a Motivação de ver filmes, que por sua vez influencia positivamente a intenção posterior de os ver e a fiabilidade de continuar a seguir as recomendações do IMDb
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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