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http://hdl.handle.net/10071/21477
Autoria: | Dias, Beatriz Pinto |
Orientação: | Passos, Ana Margarida |
Data: | 18-Dez-2020 |
Título próprio: | A influência da diversidade cognitiva no desempenho de equipas: O papel moderador da inteligência emocional coletiva |
Referência bibliográfica: | Dias, B. P. (2020). A influência da diversidade cognitiva no desempenho de equipas: O papel moderador da inteligência emocional coletiva [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21477 |
Palavras-chave: | Diversidade cognitiva Inteligência emocional coletiva Desempenho Equipa Cognitive diversity Collective emotional intelligence Performance Team |
Resumo: | Atualmente, um dos principais desafios das organizações que recorrem ao trabalho em equipa
é encontrar formas de melhorar o desempenho das mesmas. Este desafio torna-se ainda mais
complexo quando se trata de gerir equipas diversas. A diversidade cognitiva refere-se às
diferenças na forma como cada indivíduo de uma equipa pensa, vê o mundo, o que está certo e
errado e às diferenças de conhecimentos e competências de cada um. Existe uma vasta
investigação acerca do efeito da diversidade cognitiva no desempenho de equipa, no entanto, a
literatura divide-se entre os que defendem efeitos positivos e os que defendem efeitos negativos.
De forma a colmatar gaps existentes na literatura e tendo em conta que esta é uma relação
complexa que pode ser afetada por diferentes variáveis, será estudado o efeito da inteligência
emocional coletiva nesta relação. Tendo em conta a literatura, é apontada a hipótese 1 que refere
que a diversidade cognitiva tem um efeito positivo no desempenho em equipas; e como hipótese
2 que a inteligência emocional coletiva teria um papel moderador na relação entre a diversidade
cognitiva e o desempenho de equipa, de tal forma que em equipas com elevada inteligência
emocional coletiva, a diversidade cognitiva influência positivamente o desempenho. Neste
sentido, realizou-se um estudo quantitativo e uma análise de grupo, com uma amostra de 46
equipas - 168 colaboradores e 45 líderes - do ramo empresarial de consultoria/auditoria. As
hipóteses não foram suportadas pelos dados. Nowadays, one of the main challenges for organizations that resort to teamwork is to find ways to improve their performance. This challenge becomes even more complex when it comes to managing diverse teams. Cognitive diversity refers to the differences in how each individual in a team thinks, sees the world, what is right and wrong, and the differences in knowledge and skills of each other. There is extensive research on the effect of cognitive diversity on team performance, however, the literature is divided between those who advocate positive and those who advocate negative effects. In order to bridge gaps in the literature and taking into account that this is a complex relationship that can be affected by different variables, the effect of collective emotional intelligence on this relationship will be studied. Taking into account the literature, hypothesis 1 states that cognitive diversity has a positive effect on performance in teams; and hypothesis 2 states that collective emotional intelligence would play a moderating role in the relationship between cognitive diversity and team performance, so that in teams with high collective emotional intelligence, cognitive diversity positively influences performance. In this sense, a quantitative study and a group analysis were carried out, with a sample of 46 teams - 168 collaborators and 45 leaders - from the consulting/auditing business area. The hypotheses were not supported by the data. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_beatriz_pinto_dias.pdf | 667,13 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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