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acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/21457
acessibilidade
Title: Projeto Sala Aberta: Grupos Aprender Brincar Crescer, perceção de impactos e benefícios, sob o olhar de cuidadores e facilitadores
Authors: Marreiros, Célia Cristina Mendonça
Orientador: Alexandre, Joana Dias
Almeida, Maria Clara Martins Barata
Keywords: Playgroups
Educação
Primeira infância
Brincar
Education
Early childhood
Play
Issue Date: 22-Dec-2020
Citation: Marreiros, C. C. M. (2020). Projeto Sala Aberta: Grupos Aprender Brincar Crescer, perceção de impactos e benefícios, sob o olhar de cuidadores e facilitadores [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21457
Abstract: O projeto piloto Playgroups for Inclusion/Grupos Aprender Brincar Crescer (GABC), revelou um conjunto de impactos positivos sobretudo para as crianças e suas famílias. Esta experiência contribuiu para uma emergência crescente de projetos desta natureza, tendo estes um papel importante nas comunidades devido ao facto de que muitas crianças continuam a não frequentar nenhum equipamento de infância, sobretudo até aos três anos de idade, e que a aposta na intervenção precoce continua a merecer a atenção por parte dos profissionais. O Centro da Sagrada Família (CSF) implementou o projeto Sala Aberta – GABC durante sete meses com o objetivo de colmatar a escassez de resposta educativa para a primeira infância, valorizar o relacionamento intergeracional e diminuir o isolamento e a exclusão social. Com o intuito de perceber as perceções e benefícios que os cuidadores guardam desta experiência, e a avaliação global que fazem do projeto, foram conduzidas sete entrevistas individuais com cuidadoras e duas com facilitadoras. As participantes reportam benefícios na criança, ao nível da socialização, uma melhor adaptação posterior à creche, e uma melhoria na qualidade da relação cuidador/criança. As facilitadoras destacam o empoderamento resultante da partilha de experiências e o impacto percebido nas famílias. Sobre o projeto em si, as participantes apontam o clima vivido no decorrer das sessões, que globalmente classificam como acolhedor, caloroso e humano. Os benefícios apontados pelas participantes vêm assim reforçar a implementação de projetos desta índole, reforçando a ideia destes se constituírem como uma forma de capital social que cria uma maior coesão comunitária.
The Playgroups for Inclusion pilot group / Grupos Aprender Brincar Crescer (GABC), revealed a set of positive impacts, especially for children and their families. This experience contributed to a growing emergence of projects of this nature, having an important role in the communities due to the fact that many children still do not attend any childhood equipment, especially up to the age of three, and that the bet on early intervention continues to deserve the attention of professionals. The Centro da Sagrada Família (CSF) implemented the Sala Aberta - GABC project for seven months, with the aim of filling the scarcity of educational programs for early childhood, valuing intergenerational relationships and reducing social isolation and exclusion. To understand the perceptions and benefits caregivers keep from this experience and their global evaluation from the project, seven caregivers and two facilitators were individually interviewed. In general, the results show the recognition of benefits not only in children but also in adults such as socialization, better adjustment when starting nursery school and a better relationship caregiver/child. Facilitators highlight the empowerment deriving from the exchange of experience and the impact observed on the families. On the project itself, the participants mention the climate experienced during the sessions, which globally classify as welcoming, warm and humane. The benefits pointed out by the participants thus reinforce the implementation of projects of this nature, reinforcing the idea that they are constituted as a form of social capital that creates greater community cohesion.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/21457
Thesis identifier: 202572030
Designation: Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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