Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/21405
acessibilidade
Title: Mobilidade urbana sustentável: Caso de estudo pedagógico Grupo BMW
Authors: Teixeira, Margarida Maria da Gama
Orientador: Jalali, Marjan Sara Fonseca
Keywords: Estratégia corporativa
Sustentabilidade
Economia de partilha
BMW
Corporate strategy
Sustainability
Sharing economy
Issue Date: 4-Dec-2020
Citation: Teixeira, M. M. da G. (2020). Mobilidade urbana sustentável: Caso de estudo pedagógico Grupo BMW [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21405
Abstract: O progresso tecnológico veio revolucionar o setor automóvel e acelerar o ritmo da mudança numa indústria tradicionalmente estável e centrada na produção e comercialização de automóveis. A digitalização e novos modelos de negócio assentes em plataformas digitais, têm impactado o setor, obrigando as empresas a reinventar o seu negócio tendo em vista consolidar a sua posição num mercado ainda mais competitivo. A inovação tem promovido o aparecimento de novas soluções, evidenciando novas tendências, que estão a redefinir a mobilidade do futuro − por via de carros elétricos e condução autónoma, a par de novos conceitos como mobilidade partilhada – alinhada com os desafios decorrentes das alterações climáticas e demográficas e que colocam a mobilidade sustentável para o transporte individual no cerne destes desenvolvimentos. O presente caso de estudo pedagógico analisa o realinhamento estratégico do Grupo BMW tendo em vista conciliar o seu core business tradicional, de fabricante de veículos automóveis premium, com oferta de soluções de mobilidade sustentáveis. Dá-se relevância ao papel decisivo das estratégias corporativas em habilitar a tomada de decisão relativamente ao caminho a seguir, atendendo à volatilidade do contexto e ao objetivo da BMW de se manter uma empresa relevante no mercado global. Destaca-se o papel decisivo das parcerias estratégicas, na concretização da estratégia de transformação da empresa ao alavancarem o segmento de serviços como área complementar do negócio. Assim, o caso descreve a indústria automóvel perante os desafios do novo paradigma da mobilidade, centrando-se no modo como a BMW reagiu e adaptou a sua estratégia face às mudanças no mercado.
Technological developments are pressing challenge and affecting automotive industry, as traditional vehicle manufacturers and suppliers, to address a global complex context by making select investments as digital is becoming the way of operating across the value chain. Digitalization and new business models are transforming the automotive industry and require the world’s leading automotive players to shift to a software and solutions-focused industry to address a new paradigm toward connected mobility. This case study aims to analyse the way BMW made a strategic move to address a changing automotive environment by growing beyond the core business to engage technology-driven trends through mobility services. This investigation feature the key role of corporate strategy to inform decision making process by targeting opportunities and threats, and also highlights the importance of leverage partnerships to make the BMW’s strategy succeed by increasing services segment to complementary business’ sphere. This case outlines the way BMW addressed the challenging environment of the automotive industry through new mobility trends in order to adapt the industry’s evolution.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/21405
Thesis identifier: 202571017
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
master_margarida_gama_teixeira.pdf1.61 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.