Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21405
Autoria: Teixeira, Margarida Maria da Gama
Orientação: Jalali, Marjan Sara Fonseca
Data: 4-Dez-2020
Título próprio: Mobilidade urbana sustentável: Caso de estudo pedagógico Grupo BMW
Referência bibliográfica: Teixeira, M. M. da G. (2020). Mobilidade urbana sustentável: Caso de estudo pedagógico Grupo BMW [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21405
Palavras-chave: Estratégia corporativa
Sustentabilidade
Economia de partilha
BMW
Corporate strategy
Sustainability
Sharing economy
Resumo: O progresso tecnológico veio revolucionar o setor automóvel e acelerar o ritmo da mudança numa indústria tradicionalmente estável e centrada na produção e comercialização de automóveis. A digitalização e novos modelos de negócio assentes em plataformas digitais, têm impactado o setor, obrigando as empresas a reinventar o seu negócio tendo em vista consolidar a sua posição num mercado ainda mais competitivo. A inovação tem promovido o aparecimento de novas soluções, evidenciando novas tendências, que estão a redefinir a mobilidade do futuro − por via de carros elétricos e condução autónoma, a par de novos conceitos como mobilidade partilhada – alinhada com os desafios decorrentes das alterações climáticas e demográficas e que colocam a mobilidade sustentável para o transporte individual no cerne destes desenvolvimentos. O presente caso de estudo pedagógico analisa o realinhamento estratégico do Grupo BMW tendo em vista conciliar o seu core business tradicional, de fabricante de veículos automóveis premium, com oferta de soluções de mobilidade sustentáveis. Dá-se relevância ao papel decisivo das estratégias corporativas em habilitar a tomada de decisão relativamente ao caminho a seguir, atendendo à volatilidade do contexto e ao objetivo da BMW de se manter uma empresa relevante no mercado global. Destaca-se o papel decisivo das parcerias estratégicas, na concretização da estratégia de transformação da empresa ao alavancarem o segmento de serviços como área complementar do negócio. Assim, o caso descreve a indústria automóvel perante os desafios do novo paradigma da mobilidade, centrando-se no modo como a BMW reagiu e adaptou a sua estratégia face às mudanças no mercado.
Technological developments are pressing challenge and affecting automotive industry, as traditional vehicle manufacturers and suppliers, to address a global complex context by making select investments as digital is becoming the way of operating across the value chain. Digitalization and new business models are transforming the automotive industry and require the world’s leading automotive players to shift to a software and solutions-focused industry to address a new paradigm toward connected mobility. This case study aims to analyse the way BMW made a strategic move to address a changing automotive environment by growing beyond the core business to engage technology-driven trends through mobility services. This investigation feature the key role of corporate strategy to inform decision making process by targeting opportunities and threats, and also highlights the importance of leverage partnerships to make the BMW’s strategy succeed by increasing services segment to complementary business’ sphere. This case outlines the way BMW addressed the challenging environment of the automotive industry through new mobility trends in order to adapt the industry’s evolution.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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