Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21351
Autoria: Wang Xiyuan
Orientação: António, Nelson
Xiao Wen
Data: 8-Out-2019
Título próprio: Business model innovation of Chinese internet enterprises a stakeholder perspective of BAT (Baidu, Alibaba, Tencent)
Referência bibliográfica: Wang, X. (2019). Business model innovation of Chinese internet enterprises a stakeholder perspective of BAT (Baidu, Alibaba, Tencent) [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21351
Palavras-chave: Business model innovation
Stakeholders
Corporate performance
Internet companies
Inovação de modelos de negócios
Desempenho organizacional
Empresas de internet
Resumo: Driven by the tide of world economic development and the rapid development of information technology, China's Internet industry has developed rapidly and continuously, and the business model has been continuously innovated, which has effectively promoted the development of China's Internet industry economy. However, rapid development has led to conflicts and conflicts between business model innovation and stakeholders such as user interests, corporate ethics, and corporate performance. This study combs the relationship and interaction between business model theory, corporate ethics theory, and stakeholder theory, reviews the development history of Chinese Internet companies, analyzes the forms of Chinese Internet enterprise business model innovation, and discusses the contradiction and confusion within the innovation of China's Internet business model, and construct the "Business Model Innovation - Performance Structure Model". Through the case studies of Baidu, Alibaba, and Tencent, it verifies the inevitable relationship among the business model innovation - stakeholder relationship quality - corporate performance. And put forward relevant suggestions for the problems in the Internet business model innovation.
Impulsionada pela tendência do desenvolvimento econômico mundial e pelo desenvolvimento rápido da tecnologia das informações, o setor de Internet da China desenvolveu- se rápida e continuamente, e o modelo de negócios foi continuamente inovado, o que efetivamente promoveu o desenvolvimento da economia chinesa da indústria da Internet. No entanto, o desenvolvimento rápido levou a conflitos entre a inovação do modelo de negócios e os stakeholders, como os interesses dos usuários, a ética corporativa e o desempenho corporativo. Este estudo combina a relação e interação entre a teoria do modelo de negócios, a da ética corporativa e a dos stakeholders, recorda a história de desenvolvimento de empresas de Internet chinesas, analisa as formas de inovação do modelo chinês de negócios e discute a contradição e confusão dentro da inovação de modelo de negócios da indústria de Internet na China, construindo o "Inovação do Modelo Empresarial - Modelo de Estrutura de Desempenho". Por meio dos estudos de caso do Baidu, Alibaba e Tencent, verifica-se a relação inevitável entre a inovação do modelo de negócios - qualidade do relacionamento com stakeholders - desempenho corporativo. E apresenta sugestões relevantes para os problemas na inovação do modelo de negócios na indústria de Internet.
Designação do grau: Doutoramento em Gestão Empresarial Aplicada
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_wang_xiyuan.pdf1,89 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.