Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21339
Autoria: Fernandes, António Manuel da Costa
Orientação: Ferreira, Jorge Manuel Leitão
Carvalho, Helena
Data: 16-Dez-2020
Título próprio: Crianças em situação de desproteção: da intervenção à inovação das práticas do serviço social
Referência bibliográfica: Fernandes, A. M. da C. (2020). Crianças em situação de desproteção: da intervenção à inovação das práticas do serviço social [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21339
Palavras-chave: Criança
Desproteção social
Prática do assistente social
Children
Social deprotection
Social worker practices
Resumo: O estudo reflete sobre as práticas do assistente social (AS) no âmbito da criança em desproteção e as alterações que têm vindo a ocorrer no seu contexto profissional. Procurou-se analisar os impactos e as inquietações resultantes das práticas profissionais dos AS, bem como perceber como os AS avaliam as suas práticas diferenciadas e qual o seu contributo na requalificação/inovação das metodologias de intervenção do AS. Esta investigação teve como universo de trabalho as entidades públicas e privadas com atribuições em matéria de infância e juventude e nas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), com incidência na área territorial do distrito de Viseu, tendo sido aplicado um inquérito por questionário a 128 assistentes sociais. Os principais resultados do estudo revelam uma acentuada pretensão de uniformizar, protocolar e instrumentalizar as práticas do AS na criança em desproteção social. Existe também concordância no sentido de que as mesmas levam a uma diminuição das competências do profissional em detrimento dos instrumentos/protocolos, assim como a uma menor intervenção com base em procedimentos metodológicos. Os resultados permitem ainda identificar a presença de quatro perfis na intervenção social com crianças em situação de desproteção social: um perfil associado a dinâmicas de parentalidade; um perfil caraterizado por relações na intervenção; um perfil relacionado com o potencial do técnico, e um perfil identificado com o trabalho em rede. A reflexão sobre os resultados leva a considerar a importância de dinamizar a requalificação e a inovação das metodologias de intervenção do AS nesta área por forma a mediar as vantagens desta pretensão e a vertente mais humana (ex. inclusão social, empowerment, promoção da pessoa), que não prescinde de uma abordagem mais direta, próxima e direcionada à unidade, àquela criança ou família.
This study reflects on social workers' practices within the framework of unprotected children and the changes that have been occurring in their professional context. We tried to analyse the impacts and concerns that resulted from social workers' professional practices as well as understand how they evaluate their differentiated practices and their contribution to the requalification/ innovation of social work intervention methods. This investigation looked into both public and private identities which work closely with children, youth and also Child Protective Services in the district of Viseu. Furthermore, a questionnaire was carried out to 128 social workers. The main results from this study reveal an enormous claim to uniformize, protocol and instrumentalize social workers’ practices in regard to unprotected children. It is agreed that these lead to a decrease in professional skills due to instruments/protocols, as well as minimal intervention because of methodological procedures. We were also able to identify the presence of four profiles in social intervention with unprotected children: one associated to parenthood dynamics, one characterized by the relationships in the intervention, one related to the potential of the technician and another identified within the network. The results lead us to consider the importance of requalifying and innovating social workers’ intervention methods in this area in order to mediate its advantages and a more human contact (for example: social inclusion, empowerment and personal promotion), which need a closer and more direct approach to the unit, child or family.
Designação do grau: Doutoramento em Serviço Social
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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