Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21186
Autoria: Franco, João Pedro Ribeiro
Orientação: Bilro, Ricardo Godinho
Sampayo, Marta Mello e
Data: 20-Nov-2020
Título próprio: Online engagement on esports streams
Referência bibliográfica: Franco, J. P. R. (2020). Online engagement on esports streams [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21186
Palavras-chave: Esports
Competitive gaming
Streaming
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Gaming competitivo
Resumo: The global esports market is expected to generate 950 million dollars online in 2020, being 18.2 million from streaming with an audience of 495 million and has been growing 10% per year, opening opportunities for brands to connect with their clients (Newzoo, 2020). This dissertation goal is to understand how esports streams viewers experience can influence ultimately impact their reaction on brands advertising on the stream. More specifically, how esports streams viewing experience influences online engagement and how does online engagement influence brand attitude and purchase intention. A questionnaire was elaborated and shared on social media related to gaming and the data collected was analysed using a quantitative analysis using simple linear regression models. Main findings are that experience does have a positive impact on online engagement and online engagement has a positive impact on purchase intention, while there was no evidence of online engagement having impact on brand attitude. The main takeaways from this analysis is that a positive experience watching esports plays a vital role on engagement highlighting the importance of a quality content being produced can make advertising during the stream more effective, thus resulting in better ROI results for brands. Was also found that consumers are more subject to commercial aspects being communicated from advertising than branding aspects. As for further research this dissertation opens questions for how does experience and online engagement influence other variables and if there are different results depending on the type of streams.
Espera-se que o mercado global de esports gere 950 milhões de dólares online em 2020, sendo 18,2 milhões de streaming com uma audiência de 495 milhões e tem vindo a crescer 10% ao ano, abrindo oportunidades para as marcas se conectarem com seus clientes (Newzoo, 2020). O objetivo desta dissertação é entender como a experiência dos espectadores de esports streams pode influenciar o impacto de publicidade de presente nas streams. Mais especificamente, como a experiência a ver esports streams influencia o online engagement e como esse influencia a atitude da marca e a intenção de compra. Um questionário foi elaborado e partilhado nas redes sociais relacionadas com jogos e os dados foram analisados por forma quantitativa usando modelos de regressão linear simples. As principais conclusões são que a experiência tem um impacto positivo no online engagement e o online engagement tem um impacto positivo na intenção de compra, porém não existe evidência de que o online engagement tenha impacto na atitude da marca. A principal conclusão é que uma experiência positiva a ver esports streams desempenha um papel vital no online engagement, destacando a importância de um conteúdo de qualidade para tornar a publicidade mais eficaz, resultando em melhores resultados de ROI. Também foi constatado que os consumidores estão mais sujeitos aos aspectos comerciais sendo comunicados pela publicidade do que aos aspectos de branding. Para investigação futura, esta dissertação abre questões sobre como a experiência e o online engagement influenciam outras variáveis e se existem resultados diferentes dependendo do tipo de stream.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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