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dc.contributor.advisorCaetano, António-
dc.contributor.authorMarçal, Júlia Margarida Ramos-
dc.date.accessioned2010-09-17T14:11:04Z-
dc.date.available2010-09-17T14:11:04Z-
dc.date.issued2010-09-17-
dc.date.submitted2009pt
dc.identifier.citationMarçal, J. M. (2009). Blended learning em Portugal: Situação actual e tendências futuras [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/2113pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/2113-
dc.description.abstractO objectivo do presente estudo consistiu em caracterizar o estado actual do b-learning ao nível da formação profissional em Portugal, visto que esta modalidade formativa se tem expandido no mercado português da formação nos últimos anos. A amostra consistiu em 38 organizações, que representam 68% do universo de entidades formadoras certificadas pela DGERT no domínio da formação a distância. Os resultados revelaram que, no ano de 2007, 20% dos cursos ministrados na presente amostra se encontravam no formato b-learning, enquanto que 15% dos cursos eram, exclusivamente, em e-learning, o que significa que a formação presencial permanece o formato de instrução dominante em Portugal. Os dados indicaram também, que 50% dos coordenadores de formação a distância percepcionam melhores resultados associados à formação b-learning, comparativamente aos resultados obtidos com a formação presencial, para conteúdos e objectivos de aprendizagem semelhantes. De forma adicional, quando comparados os resultados da formação b-learning e da formação e-learning para os mesmos conteúdos e objectivos de aprendizagem, 78.1% dos inquiridos mencionaram que o b-learning apresenta melhores resultados que o e-learning exclusivo. Adicionalmente, a análise de conteúdo indicou percepções positivas no que respeita ao rumo futuro do b-learning, o que nos faz antever, a médio/longo prazo, um maior desenvolvimento do b-learning ao nível da formação profissional de adultos. Finalmente, a Análise de Correspondências Múltiplas, permitiu identificar duas dimensões em termos das práticas de formação em b-learning: dispositivos pedagógicos utilizados e avaliação da formação, assim como quatro perfis emergentes de organizações relativamente às suas práticas formativas.pt
dc.description.abstractThe aim of this study is to provide a characterization study of the current status of blended learning in Portugal, considering that b-learning has grown exponentially in the Portuguese market over recent years. The participants comprised of 38 organizations, representing 68% of all institutions certified by the Government Labour Office (DGERT) in the application of distance training. Our findings revealed that in 2007, 20% of all training courses in the present sample, were developed in the b-learning format, whereas 15% were e-learning courses. Thus face-to-face training remains the dominant instructional format in Portugal. Data also reveals that 50% of distance training department coordinators, perceive b-learning as producing better training outcomes compared to face-to-face training, when considering the same contents and learning objectives. Furthermore, when comparing b-learning and e-learning outcomes with similar content and learning objectives, 78.1% of these coordinators declared that b-learning produces better outcomes than e-learning alone. Hence, the content analysis indicates positive perceptions on the future direction of b-learning, leading to the conclusion that in the long-term, we foresee greater development of corporate b-learning training in this country. Finally, the Multidimensional Correspondence Analysis permitted the identification of two dimensions as regards b-learning training practices: recourse to pedagogical devices and training assessment, as well as, the identification of four emerging profiles of organizations as regards their training practices.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsrestrictedAccesspt
dc.subjectFormação a distânciapt
dc.subjectBlended learningpt
dc.subjecte-Learningpt
dc.subjectFormação profissional -- Professional educationpt
dc.subjectDistance trainingpt
dc.subjecte-Learning corporate trainingpt
dc.subjectPortugal-
dc.titleBlended learning em Portugal: Situação actual e tendências futuraspt
dc.title.alternativeBlended learning em Portugal: Situação atual e tendências futuras-
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Comportamento Organizacional-
dc.subject.apa3410-
dc.subject.apa3660-
dc.subject.apa13400 Health and mental health personnel issues-
dc.subject.apa13600 Organizational psychology and human resources-
thesis.degree.departmentDepartamento de Psicologia Social e das Organizações-
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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