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http://hdl.handle.net/10071/21089
acessibilidade
Title: Inteligência artificial: O próximo passo para uma revolução no marketing digital
Authors: Tomás, Daniel Filipe Agostinho
Orientador: Pereira, Leandro Ferreira
Keywords: Marketing
Marketing digital
Inteligência artificial
Necessidades no marketing digital
Soluções de IA
Digital marketing
Artificial intelligence
Digital marketing needs
AI solutions
Issue Date: 16-Nov-2020
Citation: Tomás, D. F. A. (2020). Inteligência artificial: O próximo passo para uma revolução no marketing digital [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21089
Abstract: Os avanços tecnológicos recentes permitiram a evolução do marketing tradicional para o marketing digital, criando também o desafio do Big Data e de como lidar com o excesso de dados. A IA surge como uma possível solução para lidar com este paradigma e o marketing torna-se um beneficiário natural, considerando que tira proveito dos dados nos seus processos. O objetivo desta dissertação é avaliar o potencial da aplicação de IA no marketing digital. Este conhecimento poderá acelerar a adoção de tecnologias de IA por parte de todos os intervenientes e, possivelmente, revolucionar o marketing digital. De forma a avaliar este potencial, foram desenvolvidas as seguintes técnicas: questionário com a participação de 121 profissionais de marketing digital para identificação das suas necessidades; pesquisa das soluções de IA existentes com aplicabilidade no marketing digital; análise de cobertura das soluções; análise de correspondência entre as principais necessidades e as soluções de resposta. Este estudo permitiu concluir quais os aspetos do marketing digital que necessitam de mais desenvolvimento e quais as soluções de IA com capacidade de resposta. Após a análise de cobertura e de correspondência, recomendam-se as soluções mais completas para cada área do marketing digital, bem como aquelas que permitem responder às principais necessidades de cada área, nomeadamente: Bloomreach Experience Cloud para a área de website/experiência de cliente; Alli AI para SEO e Market Brew para necessidades específicas de previsão e espera por atualizações; Concured para marketing de conteúdo; Automizy para marketing de email; Cortex para marketing de redes sociais; Adobe Advertising Cloud para publicidade online; Conversica para comunicação e vendas e Drift Automation para necessidades específicas de otimização; SAS VDMML para análise de dados e SAS Visual Forecasting para necessidades específicas de previsão.
Recent technological advances have allowed the evolution from traditional marketing to digital marketing, also creating the challenge of Big Data and how to deal with large amounts of data. AI emerges as a possible solution to deal with this paradigm and marketing becomes a natural beneficiary, as it takes advantage of data in its processes. The goal of this dissertation is to evaluate the potential impact that AI can have on digital marketing. This knowledge could accelerate the adoption of AI technologies and possibly revolutionize the digital marketing area. In order to assess this impact, the following techniques were developed: survey with the participation of 121 digital marketing professionals to identify their main needs; research of existing AI solutions with applicability in digital marketing; coverage analysis of the solutions; match analysis between the most critical needs and response solutions. The results comprise information regarding which aspects of digital marketing need further development and which are the existing AI solutions with applicability in digital marketing. Finally, this study recommends, for each area of digital marketing, the most complete solutions that allow to answer both the general needs and the specific aspects that need development, namely: Bloomreach Experience Cloud for the website / customer experience area; Alli AI for SEO and Market Brew for the specific needs of forecasting and waiting for updates; Concured for content marketing; Automizy for email marketing; Cortex for social media marketing; Adobe Advertising Cloud for online advertising; Conversica for communication and sales and Drift Automation for specific optimization needs; SAS VDMML for data analysis and SAS Visual Forecasting for specific forecasting needs.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/21089
Thesis identifier: 202555704
Designation: Mestrado em Informática e Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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