Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21073
Autoria: Teixeira, João
Orientação: Ramos, Sara
Noriega, Paulo
Data: 20-Nov-2020
Título próprio: C Company: time to wake up for safety: an investigation into the influence of virtual reality safety training on the safety of its workers
Referência bibliográfica: Teixeira, J. (2020). C Company: time to wake up for safety: an investigation into the influence of virtual reality safety training on the safety of its workers [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21073
Palavras-chave: Virtual reality
Safety behaviours
Safety attitudes
Safety knowledge
Safety climate
Formação em segurança
Realidade virtual
Comportamentos de segurança
Atitudes de segurança
Conhecimentos de segurança
Clima de segurança
Resumo: The evolution of the programs and methodologies used in safety training has allowed Organization workers to improve their information, knowledge, and safety behaviours. Attention to the costs that work accidents entail for Organizations has helped them to perceive safety as a central issue and the need to reduce work accidents. The present investigation was carried out in partnership with the C Company and aims to determine whether safety training in Virtual Reality has a positive influence on safety behaviours, knowledge and attitudes, when compared to a methodology that uses written narrative. We also tried to understand if this relationship was moderated by the safety climate of C Company workers. To this end, an experimental study was carried out, with 61 workers from the stores, in which the experimental group, of 30 participants, experienced a safety training session in Virtual Reality, while the control group, with 31 participants, had safety training in written narrative. Afterwards, the participants had to answer a questionnaire and a retention test with 8 questions applied in two situations, immediately after the training and two weeks after the training. The results did not reveal differences between the two groups for the variables, not confirming the hypotheses under study. The moderating effect of the safety climate was not demonstrated. Believing in the possibility of these results being different from those obtained, suggestions are made for future investigations to overcome the limitations found.
A evolução dos programas e metodologias utilizadas nas formações em segurança têm permitido aos trabalhadores das Organizações uma melhoria na informação, nos conhecimentos e nos seus comportamentos de segurança. A atenção aos custos que os acidentes de trabalho acarretam para as Organizações ajudou-as a perceber a Segurança como uma questão central e a necessidade de reduzir os acidentes de trabalho. A presente investigação foi realizada em parceria com a Empresa C e visa determinar se a formação em segurança em Realidade Virtual tem uma influência positiva nos comportamentos, conhecimentos e atitudes de segurança, quando comparada com uma metodologia que utiliza narrativa escrita. Procurou-se perceber, também, se esta relação era moderada pelo clima de segurança dos trabalhadores da Empresa C. Para tal, realizou-se um estudo experimental, com 61 trabalhadores das lojas da Empresa C, em que o grupo experimental, de 30 participantes, experienciou uma sessão de formação em segurança em Realidade Virtual, enquanto que o grupo de controlo, com 31 participantes, teve a formação em narrativa escrita. Após a mesma, os participantes tiveram de responder a um questionário e a um teste de retenção com 8 perguntas aplicado em dois momentos, imediatamente a seguir à formação e duas semanas após a mesma. Os resultados não revelaram diferenças entre os dois grupos para as variáveis, não confirmando as hipóteses em estudo. O efeito moderador do clima de segurança também não foi evidenciado. Acreditando na possibilidade destes resultados serem distintos dos obtidos, são apresentadas sugestões para futuras investigações a fim de ultrapassar as limitações encontradas.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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