Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21071
Autoria: Cavudissa, Hélio José
Orientação: Rodrigues, Luís Filipe
Data: 24-Nov-2020
Título próprio: Protótipo de software de apoio ao ensino universitário em Angola: Fala comigo!
Referência bibliográfica: Cavudissa, H. J. (2020). Protótipo de software de apoio ao ensino universitário em Angola: Fala comigo! [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21071
Palavras-chave: Moodle
Sistema de informação
E-learning
Angola
Sistema de ensino
Information system
Education system
Resumo: O impacto dos avanços tecnológicos hoje é uma realidade universal, podemos afirmar que quase todos hoje sentimos os efeitos dos avanços da tecnologia. No sistema de educação são notáveis as vantagens que as tecnologias têm trazido, através dos sistemas de e-learning, temos acompanhado como essa nova metodologia de ensino tem tido vários êxitos em toda a parte do mundo. O objetivo é propor uma técnica de levantamento de requisitos que devem constar numa plataforma de ensino, segundo o ponto de vista de alunos universitários, tal como implementar um protótipo de software para apoio ao ensino universitário em Angola. Foram realizadas entrevistas com estudantes universitários angolanos de universidade publicas e privadas, os dados das entrevistas foram processados com ajuda da ferramenta Leximancer, que permitiu elaborar um mapa de conceitos com cinco principais temas (plano, partilha, aplicação, tecnologia e aluno), cada um desses temas tem conceitos associados que deram origem a um conjunto de requisitos implementados no protótipo desenvolvido, o protótipo resulta da customização da plataforma Moodle com base nos requisitos que resultaram das entrevistas com os estudantes. Depois da implementação do protótipo foram realizados testes com estudantes universitários angolanos, seguidos de questionários onde todos os estudantes consideraram o protótipo útil, com base na resposta positiva dos alunos sobre o protótipo, próximos estudos poderão avaliar o desempenho dos estudantes universitários angolanos durante o ano letivo usando o protótipo e comparar o nível de produtividade.
Nowadays, the impact of technological advances is a universal reality, almost everyone feels the effects of technological advances. In education systems, the advantages that technologies have brought through e-learning systems are remarkable. We have been following how this new teaching methodology has had several successes cases all over the world. We aim to propose a technique of requirements gathering that should be included in a teaching platform, from college students' point of view, and develop a software prototype to support university education in Angola. We conducted an open questionnaire distributed among Angolan university students, from public and private universities, we used Leximancer, to generate a concept map consisting of five main Themes (Plan, Share, Application, Technology and Student). Each of these themes has associated concepts which allowed us to gather a set of requirements used in the process of the development of the prototype, the prototype resulted from the customization of the Moodle platform based on the requirements gathered from the interviews with the students. After the implementation of the prototype, tests were carried out with Angolan university students, followed by questionnaires where all students considered the prototype useful. Based on the students' positive response about the prototype, further studies can assess the performance of Angolan university students during the school year. using the prototype and compare the level of productivity.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_helio_jose_cavudissa.pdf5,29 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.