Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/21071
acessibilidade
Title: Protótipo de software de apoio ao ensino universitário em Angola: Fala comigo!
Authors: Cavudissa, Hélio José
Orientador: Rodrigues, Luís Filipe
Keywords: Moodle
Sistema de informação
E-learning
Angola
Sistema de ensino
Information system
Education system
Issue Date: 24-Nov-2020
Citation: Cavudissa, H. J. (2020). Protótipo de software de apoio ao ensino universitário em Angola: Fala comigo! [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21071
Abstract: O impacto dos avanços tecnológicos hoje é uma realidade universal, podemos afirmar que quase todos hoje sentimos os efeitos dos avanços da tecnologia. No sistema de educação são notáveis as vantagens que as tecnologias têm trazido, através dos sistemas de e-learning, temos acompanhado como essa nova metodologia de ensino tem tido vários êxitos em toda a parte do mundo. O objetivo é propor uma técnica de levantamento de requisitos que devem constar numa plataforma de ensino, segundo o ponto de vista de alunos universitários, tal como implementar um protótipo de software para apoio ao ensino universitário em Angola. Foram realizadas entrevistas com estudantes universitários angolanos de universidade publicas e privadas, os dados das entrevistas foram processados com ajuda da ferramenta Leximancer, que permitiu elaborar um mapa de conceitos com cinco principais temas (plano, partilha, aplicação, tecnologia e aluno), cada um desses temas tem conceitos associados que deram origem a um conjunto de requisitos implementados no protótipo desenvolvido, o protótipo resulta da customização da plataforma Moodle com base nos requisitos que resultaram das entrevistas com os estudantes. Depois da implementação do protótipo foram realizados testes com estudantes universitários angolanos, seguidos de questionários onde todos os estudantes consideraram o protótipo útil, com base na resposta positiva dos alunos sobre o protótipo, próximos estudos poderão avaliar o desempenho dos estudantes universitários angolanos durante o ano letivo usando o protótipo e comparar o nível de produtividade.
Nowadays, the impact of technological advances is a universal reality, almost everyone feels the effects of technological advances. In education systems, the advantages that technologies have brought through e-learning systems are remarkable. We have been following how this new teaching methodology has had several successes cases all over the world. We aim to propose a technique of requirements gathering that should be included in a teaching platform, from college students' point of view, and develop a software prototype to support university education in Angola. We conducted an open questionnaire distributed among Angolan university students, from public and private universities, we used Leximancer, to generate a concept map consisting of five main Themes (Plan, Share, Application, Technology and Student). Each of these themes has associated concepts which allowed us to gather a set of requirements used in the process of the development of the prototype, the prototype resulted from the customization of the Moodle platform based on the requirements gathered from the interviews with the students. After the implementation of the prototype, tests were carried out with Angolan university students, followed by questionnaires where all students considered the prototype useful. Based on the students' positive response about the prototype, further studies can assess the performance of Angolan university students during the school year. using the prototype and compare the level of productivity.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/21071
Thesis identifier: 202556140
Designation: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
master_helio_jose_cavudissa.pdf5.29 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.