Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/21041
acessibilidade
Title: Comunicação no futebol português: o caso do Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal no Instagram
Authors: Martins, Rúben Alexandre Lourenço
Orientador: Lapa, Tiago
Keywords: Estratégias de comunicação
Futebol
Clubes de futebol
Redes sociais online
Instagram
Adeptos
Marketing
Online social networks
Communication strategies
Football
Supporters
Sponsor
Sports marketing
Issue Date: 27-Nov-2020
Citation: MARTINS, Rúben Alexandre Lourenço - Comunicação no futebol português: o caso do Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal no Instagram [Em linha]. Lisboa: Iscte, 2020. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/21041>.
Abstract: Através do presente estudo pretende-se compreender a importância das estratégias de comunicação, levadas a cabo por parte dos clubes portugueses da primeira liga de futebol, Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal, na plataforma Instagram, quanto ao seu impacto no conhecimento das marcas que os patrocinam, nos seus adeptos. Este estudo, focar-se-á numa vertente do impacto das publicações e patrocínios exercidos por parte das duas entidades desportivas para com o seu público. Como forma a obter dados que possibilitem uma análise e posteriormente resultados em conformidade com o objetivo traçado para o estudo, a recolha de dados empíricos passará por uma recolha e análise mista, querendo desta forma significar que será feita uma recolha de dados quantitativos através de um questionário online destinado a respostas por parte de utilizadores de redes sociais online, assim como a obtenção de dados qualitativos através da realização de entrevistas a profissionais da área da comunicação desportiva portuguesa, nomeadamente na área do futebol. Através do método de recolha dos dados empíricos apresentados, completando com a componente teórica a desenvolver ao longo do estudo, pretende-se alcançar dessa forma conhecimento relativamente à realidade das estratégias de comunicação dos dois clubes mencionados, e o impacto nos adeptos e seguidores das páginas oficiais dos clubes nas redes sociais online, com destaque para o Instagram.
This study aims to understand the importance of communication strategies, carried out by the portuguese clubs of the first football league, Sport Lisboa e Benfica and Sporting Clube de Portugal, on the Instagram platform, as to their impact on the knowledge of the brands that sponsor them, by their supporters. This study will focus on an aspect of the impact of the posts and sponsorship exercised by the two sports entities towards their public. In order to obtain data that will enable an analysis and later results in accordance with the objective outlined for this study, the collection of empirical data will involve a mixed collection and analysis, meaning that quantitative data will be collected through an online questionnaire for answers by users of online social networks, as well as obtaining qualitative data through interviews with professionals in the field of portuguese sports communication, particularly in the area of football. Through the method of collecting the empirical data presented, completing with the theoretical component to be developed throughout the study, it is intended to achieve knowledge regarding the reality of the communication strategies of the two clubs mentioned and the impact on fans and followers of the official pages of the clubs on online social networks, especially Instagram.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/21041
Thesis identifier: 202555658
Designation: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
master_ruben_lourenco_martins.pdf1.74 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.