Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21034
Autoria: Sousa, Marta Rosa de
Orientação: Alexandre, Joana Dias
Data: 26-Nov-2020
Título próprio: Academia Gulbenkian do Conhecimento AAJONG: intervir em competências sociais e emocionais: que benefícios?
Referência bibliográfica: Sousa, M. R. de (2020). Academia Gulbenkian do Conhecimento AAJONG: intervir em competências sociais e emocionais: que benefícios? [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21034
Palavras-chave: Competências socioemocionais
Avaliação de programas
Crianças
Academias Gulbenkian do Conhecimento
Socio-emotional skills
Programme evaluation
Children
Gulbenkian Academies of Knowledge
Resumo: A promoção de competências socioemocionais tem vindo a ser foco de atenção e de interesse entre a comunidade científica, contando com cada vez mais programas que visam o desenvolvimento destas competências com crianças e jovens. Em Portugal, a Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da sua Estratégia 2018-2022, tem financiado e apoiado o desenvolvimento de programas que fomentem competências socioemocionais em crianças e jovens, através das Academias Gulbenkian do Conhecimento. As Academias de metodologia experimental procuram implementar e avaliar projetos que seguem metodologias e desenhos próprios que não foram testados anteriormente. O objetivo do presente trabalho consiste na avaliação de uma dessas academias, a Academia Gulbenkian do Conhecimento (AGC) “Ideias à Obra”, promovida pela Associação Amigos Juntos pela Orquestra Novas Guitarras (AAJONG). Para o efeito, foi conduzido um estudo quantitativo, no qual participaram um total de 160 crianças com idades compreendidas entre os sete e os dez anos, com um desenho quasi experimental, com Grupo de Intervenção (N = 139) e Grupo de Comparação (N = 21). Globalmente, os resultados indicam não terem existido benefícios estatisticamente significativos no Grupo de Intervenção, não indo ao encontro do esperado. Apesar dos resultados obtidos, destaca-se a importância que a avaliação de programas de intervenção tem e, sobretudo em projetos que seguem uma metodologia experimental, de forma aumentar o conhecimento sobre o mesmo, bem como a promoção de tomadas de decisão informadas. Os resultados são discutidos à luz da teoria, sendo também apresentadas limitações e sugestões futuras.
The promotion of socio-emotional skills has been a focus of attention and interest among the scientific community, counting on an increasing number of programs aimed at developing these skills with children and young people. In Portugal, the Calouste Gulbenkian Foundation, in the scope of its 2018-2022 Strategy, has financed and supported the development of programs that foster socio-emotional skills in children and young people, through the Gulbenkian Academies of Knowledge. The Academies of experimental methodology seek to implement and evaluate projects that follow methodologies and designs of their own that were not previously tested. The aim of this work is the evaluation of the Gulbenkian Academy of Knowledge "Ideas to the Work", promoted by Amigos Juntos pela Orquestra Novas Guitarras Association (AAJONG). For this purpose, a quantitative study was conducted, in which participated a total of 160 children between the ages of seven and ten, with a quasi experimental design, with an intervention group (N = 139) and a comparison group (N = 21). Overall, the results indicate that there were no statistically significant benefits in the intervention group, not as expected. Despite the results, the importance of evaluating intervention programs is highlighted, especially in projects that follow an experimental methodology, in order to increase knowledge about it, as well as to promote informed decision-making. The results are discussed with existing theory, and limitations and future suggestions are presented.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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