Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21008
Autoria: Bazzucco, Giulia
Orientação: Abrantes, Pedro
Ávila, Patrícia
Data: 13-Nov-2020
Título próprio: Quem sou eu?: Origens, aprendizagens e construção de si
Referência bibliográfica: Bazzucco, G. (2020). Quem sou eu?: Origens, aprendizagens e construção de si [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21008
Palavras-chave: Socialização
Método biográfico
Aprendizagem ao longo da vida -- Lifelong learning
Reflexividade
Socialization
Biographical method
Reflectivity
Resumo: Cada individuo nasce e, inserido num determinado contexto, vai aprendendo disposições e valores que, ao longo da vida, se vão alterando e estão visíveis na sua relação com diversos contextos, grupos e pessoas. Este processo de socialização está ligado ao conceito de educação permanente. Como se formam os indivíduos? Quais são os contextos, pessoas, situações que mais marcaram a vida dos indivíduos? Que papel têm as experiências de educação formal e informal? Método: Esta tese desenvolve um diálogo entre a teoria e os dados empíricos à luz da reconstituição da biografia de duas irmãs que cresceram na mesma família e contexto e que pertencem a mesma geração, com uma forte ligação entre si, mas que seguem trajetórias de vida e constroem identidades distintas. Os dados resultam de entrevistas biográficas realizadas com as duas irmãs, bem como entrevistas de apoio a familiares que acompanharam os seus trajetos desde a infância. Os resultados obtidos foram importantes para perceber o papel dos contextos educativos e dos tempos ao longo da biografia na construção da individualidade e da reflexividade.
Everyone is born and, placed into a specific context, obtains disposition and values that, throughout life, change and are visible in their relationship with different contexts, groups and people. This socialization process is linked to the concept of permanent education. How are individuals formed? What are the contexts, the people, the situations that most marked the lives of individuals? What role do formal and informal education experiences play? Method: This thesis develops a dialogue between theory and empirical data in light of the reconstruction of the biography of two sisters who grew up in the same family and context and who belong to the same generation, with a strong connection between them, but who followed different life paths and built different identities. The data is the result of biographical interviews conducted with two sisters, as well as interviews conducted with family members who have followed their paths since childhood. The results obtained were important to understand the role of educational times and contexts during biography in the construction of individuality and reflexivity.
Designação do grau: Mestrado em Educação e Sociedade
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_giulia_bazzucco.pdf824,73 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.