Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/20989
acessibilidade
Title: O setor da dança em Portugal segundo a perspetiva de produção de cultura
Authors: Sá, Maria João Salvado de
Orientador: Neves, José Soares
Keywords: Perspetiva de produção de cultura
Dança
Indústrias culturais e criativas
Organização cultural
Production of culture perspective
Dance
Cultural and creative industries
Cultural organizations
Issue Date: 4-Nov-2020
Citation: SÁ, Maria João Salvado de - O setor da dança em Portugal segundo a perspetiva de produção de cultura [Em linha]. Lisboa: Iscte, 2020. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/20989>.
Abstract: A presente dissertação tem como principal objetivo compreender, através da perspetiva de produção de cultura de Richard A. Peterson, quais as principais condicionantes do domínio da dança em Portugal, na atualidade. Esta perspetiva, emergente entre os sociólogos no século XX, apresenta um modo de olhar para a produção cultural considerando o seu contexto, que influencia e condiciona o produto final e que compreende toda a sua dinâmica, ao invés de compreender um produto cultural como uma ligação direta entre o artista e o seu público. Os métodos utilizados foram as entrevistas semiestruturadas e a análise de fontes documentais sobre o domínio da dança. Tanto no guião como na análise foi utilizado o modelo das seis facetas de Richard A. Peterson. Como principais conclusões, a pesquisa elaborada permitiu compreender a importância dos apoios públicos, que são maioritariamente atribuídos através de candidaturas, forçando a uma adaptação das estruturas que se candidatam e retirando o seu lado mais comercial (tanto numa perspetiva de colaboração com empresas como de exploração de estratégias de marketing). A presente dissertação apresenta alguma inovação na aplicação do modelo de Richard A. Peterson que, até à data, é raramente aplicado considerando todas as suas facetas e apresenta, também, um importante contributo para um setor que possui ainda poucos dados, tanto quantitativos como qualitativos.
This dissertation aims to understand, through the production of culture perspective by Richard A. Peterson, what are the main conditioning factors in the dance sector in Portugal, nowadays. This perspective, emerging among recent sociologists in the twentieth century, presents a way of looking at cultural production considering its context, which influences the final product, considering all its dynamics instead of understanding the cultural product as a direct link between the artist and its audience. The methods used were semi-structured interviews and the analysis of documentary sources related to the dance sector. Both in the script and in the analysis of the data, the Richard A. Peterson's six facets model was used. As main conclusions, the research carried out made possible to understand the importance of public support in the dance field, which is mostly attributed through applications, forcing an adaptation of the structures that are applying and consequently withdrawing their commercial side (both from the perspective of collaboration with enterprises and exploration of marketing strategies). The present dissertation presents some innovation, being that the model of Richard A. Peterson, until this day, is rarely applied considering all its facets, and presents an important contribution to the knowledge of a sector that still has little data, both quantitative and qualitative.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/20989
Thesis identifier: 202551873
Designation: Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Master_Maria_Salvado_Sa.pdf953.17 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.