Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/20963
acessibilidade
Title: Repensar a missão do ensino superior através da educação holística: a perceção do empregador
Authors: Santos, Patrícia Alexandra Pedro
Orientador: Suleman, Fátima
Keywords: Ensino superior
Educação holística
Perceção do empregador
Empregabilidade
Competências
Atributos
Higher education
Holistic education
Employer's perception
Employability
Skills
Attributes
Issue Date: 27-Nov-2020
Citation: SANTOS, Patrícia Alexandra Pedro - Repensar a missão do ensino superior através da educação holística: a perceção do empregador [Em linha]. Lisboa: Iscte, 2020. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/20963>.
Abstract: No contexto de uma sociedade e de uma economia baseadas no conhecimento, as Instituições do Ensino Superior (IES) têm assumido um papel instrumental de preparar os jovens para o emprego. Pretende-se, com este trabalho, explorar uma missão alternativa das IES, centrada na educação holística, e perceber que atributos os empregadores mais procuram nos jovens graduados. Para esse efeito, procurámos distinguir os atributos ligados à missão empregabilidade dos atributos ligados à educação holística, tentando perceber quais são os mais valorizados. É um estudo qualitativo e exploratório, com base em entrevistas realizadas a representantes do departamento de Recursos Humanos, de organizações que operam em Portugal e que têm ligação às universidades. Os principais resultados mostram uma tendência para a procura do perfil de competências ligado à empregabilidade, apesar de haver uma valorização crescente dada a alguns atributos ligados à educação holística. Este estudo vem preencher uma lacuna relativamente à literatura sobre a perceção do empregador, pois é mais abrangente que o debate das competências. Para além disso, a educação holística é um tema pouco explorado em Portugal, sobretudo no âmbito do ensino superior.
In the context of a knowledge-based society and economy, Higher Education Institutions (HEI) have assumed an instrumental role in preparing young people for the labor market. With this work we intend to explore an alternative mission of the HEI focused on holistic education and to understand what skills employers search for in young graduates. We made a distinction between the attributes related to the employability mission from the attributes related to holistic education, and tried to understand which are the most valued. This is a qualitative and exploratory study, built upon interviews with representatives of the Human Resources department of organizations that operate in Portugal and that have ties to universities. The main results show a tendency towards the search for the skills profile with focus on employability, despite the growing significance given to some attributes related to holistic education. This study fills a gap in the literature on the employer’s perception, as it is more comprehensive than the debate on skills. In addition, holistic education in not a well explored field in Portugal, particularly when related to higher education.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/20963
Thesis identifier: 202551431
Designation: Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Master_Patricia_Pedro_Santos.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.