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http://hdl.handle.net/10071/20941
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Title: Como atrair e reter a geração Y e geração Z atualmente nas organizações?: o papel dos valores de trabalho e expetativas de carreira
Authors: Pacheco, Patrícia Alexandre Lopes
Orientador: Baltasar, Ana Patrícia Pereira Duarte
Keywords: Geração Y
Geração Z
Valores de trabalho
Expetativas de carreira
Compromisso afetivo
Satisfação com os valores de trabalho
Intenção de turnover
Generation Y
Generation Z
Work values
Career expectations
Affective commitment
Work values satisfaction
Turnover intention
Issue Date: 27-Oct-2020
Citation: PACHECO, Patrícia Alexandre Lopes - Como atrair e reter a geração Y e geração Z atualmente nas organizações?: o papel dos valores de trabalho e expetativas de carreira [Em linha]. Lisboa: Iscte, 2020. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/20941>.
Abstract: A partir da crescente preocupação em depreender como é que as organizações podem atrair e reter a nova força de trabalho, procedeu-se à análise do contributo dos valores e das expectativas de trabalho das gerações atualmente nas organizações, Geração X, Y e Z, sendo o foco as duas últimas gerações para a compreensão desses fenómenos. Assim, realizou-se um primeiro estudo para caracterização de valores de trabalho e expetativas de carreira destes indivíduos, com caráter descritivo para fornecimento de informações às organizações relativas à atração. Num segundo estudo, direcionado para a retenção, procedeu-se à análise do papel mediador do compromisso afetivo na relação entre a satisfação dos valores de trabalho e a intenção de turnover. Paralelemente estudou-se os efeitos que o género e a geração têm nos dois estudos. De uma forma geral, os resultados do Estudo 1 indicam que os participantes das gerações mais recentes valorizam mais a estabilidade profissional, realização pessoal e o equilíbrio trabalho-família que os participantes da Geração X. Os resultados do Estudo 2 revelam que a satisfação dos valores de trabalho é relevante para a decisão de continuar na organização, na medida em que, independentemente da geração de pertença do indivíduo, contribui para o desenvolvimento de laços afetivos entre este e a organização. Com base nos resultados apurados, concluiu-se que na prática as organizações devem fomentar valores de trabalho ajustados às necessidades das novas gerações e promover experiências de trabalho que vão ao encontro das expetativas de carreira, de modo a garantirem, por um lado, maior atratividade organizacional, e por outro estimularem maior compromisso afetivo e menor intenção de saída entre os seus colaboradores.
From the growing concern to understand how organizations can attract and retain the new workforce, an analysis was made of the contribution of the values and working expectations of the current generations in the organizations, Generation X, Y and Z, with the focus on the last two generations. Thus, a first study was carried out to characterize the work values and career expectations of these individuals, with a descriptive character to provide information to organizations regarding the attraction. In a second study, aimed at retention, an analysis was made of the mediating role of the affective commitment in the relationship between the satisfaction of work values and the turnover intention. The effects that gender and generation have on both studies were studied in parallel. In general, the results of Study 1 indicate that participants from the more recent generations value professional stability, personal accomplishment and work-family balance more than participants from Generation X. The results of Study 2 reveal that the satisfaction of work values is relevant to the decision to continue in the organization, as it contributes to the development of affective bonds between the individual and the organization, regardless of the generation they belong to. Based on the results, it was concluded that in practice organizations should foster work values adjusted to the needs of new generations and promote work experiences that meet career expectations, to ensure, on the one hand, greater organizational attractiveness, on the other hand, stimulate greater affective commitment and less intention to leave among their employees.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/20941
Thesis identifier: 202547094
Designation: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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