Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

Integrated Search
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/20897
acessibilidade
Title: Um olhar sociológico sobre a praxe académica
Authors: Silva, José Pedro
Mineiro, João.
Estanque, Elísio
Sebastião, João
Lopes, João Teixeira
Keywords: Ensino superior
estudantes
praxe académica
ritual
Issue Date: 2018
Publisher: Associação Portuguesa de Sociologia
Abstract: A praxe académica é um fenómeno social complexo e multidimensional, com raízes históricas antigas, mas permanentemente reinventado. Dele fazem parte um conjunto de práticas ritualizadas através das quais, anualmente, vários estudantes do ensino superior recebem a maior parte dos novos alunos das suas instituições ou cursos. Ainda que apresentem traços que lhes conferem unidade, permitindo a identificação de um conjunto de características nucleares da praxe, essas práticas são heterogéneas e apresentam variações nos diversos contextos em que ocorrem. Enquanto alguns rituais de praxe enfatizam o poder dos estudantes mais antigos e a submissão e disciplinarização dos recém-chegados, outros apresentam uma importante componente festiva e hedonista. Partindo da ideia de que os rituais, quando consequentes, contribuem para a construção da realidade social, esta comunicação analisará os efeitos duráveis que a praxe, através da sua dupla face acima referida, produz no universo estudantil.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/20897
ISBN: 978-989-97981-5-1
Ciência-IUL: https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-73142
Appears in Collections:CIES-CRN - Comunicações a conferências nacionais

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Educação_XAPS-87493.pdfVersão Editora441.87 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.