Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/20873
Autoria: | Graça, J. |
Data: | 2010 |
Título próprio: | Reafirmando a autoridade no meio escolar: a importância da qualidade das relações |
Volume: | 1 |
Número: | 1 |
Paginação: | 29 - 34 |
ISSN: | 1877-5322 |
Resumo: | A temática da autoridade das escolas e dos professores na sociedade actual tem sido alvo de uma crescente atenção por parte dos meios de comunicação social e da opinião pública. Identificado como um problema por parte dos órgãos decisores, a reafirmação da autoridade dos professores assume-se como objectivo a atingir. Partindo da visão de que os professores assumem um papel fundamental no processo de transmissão de conhecimento e respectiva acção educativa, enquanto figuras investidas de autoridade, o presente texto pretende explorar potenciais contributos da psicologia social para a resolução desta problemática. Neste quadro, a pesquisa realizada no domínio do reconhecimento da autoridade dos professores acentua a importância da qualidade do relacionamento entre ambas as partes – docentes e alunos. Especificamente, as evidências disponíveis indicam que a aposta em estratégias de relacionamento que considerem os interesses dos alunos, forneçam opções e minimizem o recurso a estratégias de coerção favorecem a afirmação da autoridade dos professores. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Graca 2010.pdf | Versão Editora | 3,25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.