Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/20719
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGarrido, Margarida Vaz-
dc.contributor.advisorGuerra, Rita-
dc.contributor.advisorSeibt, Beate-
dc.contributor.authorSchick, Kira Marcia-
dc.date.accessioned2020-09-15T11:00:04Z-
dc.date.available2020-09-15T11:00:04Z-
dc.date.issued2020-07-21-
dc.date.submitted2020-07-
dc.identifier.citationSchick, K. M. (2020). Effects of language priming on national and European identification: A cross-national comparison [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/20719pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/20719-
dc.description.abstractThe present study examined whether language might serve as a prime of social identity across two different samples (German and Portuguese). The main hypotheses advanced were that priming with the national language (Portuguese or German) increases identification with the nation while priming with a second language (i.e., English) increases identification with Europe. Further, Portuguese participants were expected to score higher in national identification than German participants, while no differences were expected in european identification. In a 2x2 factorial design, German (n = 100) and Portuguese (n = 100) participants were randomly assigned to the online questionnaire in either their national language or English. National and european identity were assessed using Leach et al. (2008) Ingroup Identification Scale, assessing self-investment and self-definition dimensions. Social identity complexity, inclusion of other in self and a stereotype scale were also measured in the randomized language. Results support the hypotheses regarding cross-national differences in national and similarities in european identification. Hypotheses regarding language priming effects were overall not supported. However, there was a significant interaction of nationality and language for Self- Investment with Europe, with German participants showing higher scores when responding in English than in German. Further, on Self-Definition with Europe, Portuguese participants scored higher when responding in Portuguese than in English. Consequences and implications for further research and applications are discussed.por
dc.description.abstractO presente estudo examinou se a língua poderia servir como um prime da identidade social em duas amostras distintas (Portugueses e Alemães). A hipótese principal foi que a ativação da língua nacional (Português ou Alemão) aumenta a identificação com o próprio país enquanto que a ativação de uma segunda língua (i.e., Inglês) aumenta a identificação com a Europa. Esperava-se ainda que os participantes portugueses obtivessem pontuações mais altas na identificação nacional que os participantes alemães, não se esperando diferenças na identificação europeia. Num design fatorial 2x2, participantes alemães (n = 100) e portugueses (n = 100) foram designados aleatoriamente ao questionário on-line na língua nacional ou em inglês. A identificação nacional e europeia foram avaliadas usando a ‘escala de identificação endogrupal’ de Leach et al. (2008) com as dimensões auto-investimento e auto-definição. Foram ainda recolhidas medidas da complexidade da identidade social, inclusão do outro no self e uma escala de estereótipos. Os resultados suportaram as hipóteses relativas às diferenças entre os dois países na identidade nacional e semelhanças na identidade europeia. As hipóteses relativas à ativação da língua não foram, de uma forma geral suportadas. Contudo, houve uma interação significativa de nacionalidade e língua para o auto-investimento com a Europa, com os participantes alemães mostrando pontuações mais altas na condição inglês vs a língua nacional. Além disso, na auto-definição com a Europa, só participantes portugueses obtiveram uma pontuação mais alta na língua nacional do que na língua inglesa. São discutidas as consequências, implicações para a investigação e aplicações futuras.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectNational identitypor
dc.subjectEuropean identitypor
dc.subjectPrimingpor
dc.subjectNational languagepor
dc.subjectSecond languagepor
dc.subjectIdentidade nacionalpor
dc.subjectIdentidade europeiapor
dc.subjectLíngua nacionalpor
dc.subjectSegunda línguapor
dc.subjectPsicologia social-
dc.subjectLinguística-
dc.subjectLíngua portuguesa-
dc.subjectLíngua alemã-
dc.subjectComunidade europeia -- European community-
dc.titleEffects of language priming on national and European identification: A cross-national comparisonpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202518540por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedadepor
dc.subject.apa2720-
dc.subject.apa3000-
dc.subject.apa3020-
dc.subject.apa3040-
dc.subject.apa12700 Communication systems-
dc.subject.apa13000 Social psychology-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_kira_ marcia_schick.pdf1,44 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.