Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/20641
Full metadata record
acessibilidade
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRosa, Álvaro Augusto da-
dc.contributor.authorFrancisco, José Ebo João-
dc.date.accessioned2020-07-27T09:16:24Z-
dc.date.issued2020-07-15-
dc.date.submitted2020-06-
dc.identifier.citationFRANCISCO, José Ebo João - Avaliação do serviço de biblioteca da Escola de Formação de Professores-Marista “São José” Kuito - Bié: o que precisamos melhorar? [Em linha]. Lisboa: Iscte, 2020. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/20641>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/20641-
dc.description.abstractO propósito deste trabalho é avaliar os serviços prestados pela biblioteca da Escola de Formação de Professores Marista “São José” Kuito Bié, a partir da perceção dos seus estudantes. Foi utilizado o modelo avaliativo de ServQual, através de um questionário estruturado de vinte e duas questões, numa escala de Likert de cinco valores, de formas a medir a satisfação dos utentes pelos serviços oferecidos. Assim, este instrumento ajudou a identificar a diferença entre a expetativa dos utentes em relação a biblioteca ideal e a perceção do serviço prestado e evidenciado pelos mesmos utentes. A pesquisa foi realizada no último trimestre de 2019 de forma presencial, que incluiu 150 estudantes da E.F.P. Marista “São José”. Recorreu-se a uma abordagem quantitativa classificada por pesquisa aplicada, uma pesquisa descritiva, com técnica padronizada de coleta de dados. O trabalho espelhou que a qualidade dos serviços oferecido pela biblioteca da E.F.P. Marista está muito próxima da expetativa destes utentes, pesa embora houver pequena margem de necessidade de melhoria em alguns aspetos. Utilizou-se a análise de quartis, uma ferramenta que possibilitou selecionar as questões que apresentam os gaps mais discrepantes, e que são as questões de prioridade críticas e prioridade alta, que merecem ações corretivas de melhoria. Importa salientar também outros elementos positivos da biblioteca, que mais impactam no sucesso investigativo dos utentes, bem como as questões que requerem alguma atenção de melhoria.por
dc.description.abstractThe purpose of this work is to evaluate the services offered by the library of the Marist College “São José” Kuito Bié, from the perception of its clients. The model ServQual was utilized though a structured questionnaire of twenty-two closed questions, on a scale of Likert with five marks, in order to measure the satisfaction of its clients for the service received. In fact this tool helped to identify the difference between the expectation of the clients concerning an ideal library and the perception of the service offered as well as received by them. The data collection was done during the last trimester of the academic year 2019 by myself, on 150 students of the Marist College “São José”. Through a patronized technique of data collection, it was possible using descriptive searching method with a quantitative approach. This investigation enlightens the quality of the service offered by the library of Marist College “São José” which is closely responding to the expectation of its clients, even though, there are few things needed to be improved. The quartile analyses helped selecting the items that present the gaps with higher discrepancy, which are the items with critical and high priorities according to the aim of the investigation. These are the items that need corrective action and measures of improvement. It is important highlighting also other positive elements in the library to be taken into account, that have impacted to the success of the client¢s investigation; and on the other hand, to consider also other elements that require some attention of improvement for the betterment of client¢s investigation.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectQualidade dos serviçospor
dc.subjectBibliotecapor
dc.subjectAngolapor
dc.subjectQualitypor
dc.subjectQuality of servicepor
dc.subjectLibrarypor
dc.titleAvaliação do serviço de biblioteca da Escola de Formação de Professores-Marista “São José” Kuito - Bié: o que precisamos melhorar?por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202502112por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Administração Escolarpor
dc.date.embargo2021-07-15-
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Master_Jose_Joao_Francisco.pdf8.45 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.