Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/20624
Autoria: Colaço, Carla Marisa Candeias
Orientação: Alexandre, Joana
Barata, Maria Clara
Data: 6-Jul-2020
Título próprio: Playfulness da criança e cuidadores: instrumentos e preditores no contexto dos Grupos Aprender, Brincar, Crescer
Referência bibliográfica: COLAÇO, Carla Marisa Candeias - Playfulness da criança e cuidadores: instrumentos e preditores no contexto dos Grupos Aprender, Brincar, Crescer [Em linha]. Lisboa: Iscte, 2019. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/20624>.
ISBN: 978-989-781-341-2
Palavras-chave: Brincar
Playfulness
Desenvolvimento infantil
Cuidadores
Playgroups
Play
Child development
Caregivers
Resumo: O brincar constitui-se como um dos aspetos chave no desenvolvimento saudável dos indivíduos ao longo da vida (Tonkin & Whitaker, 2019). Aprofundar a investigação em domínios específicos do brincar – nomeadamente no playfulness – poderá trazer contributos importantes sobretudo na promoção de uma parentalidade mais positiva. Considerando que os playgroups se constituem como espaços de promoção do brincar, foram realizados dois estudos no âmbito do projeto-piloto experimental Grupos Aprender, Brincar, Crescer (GABC). O primeiro teve como objetivos adaptar uma grelha de observação para medir o playfulness da criança (GOPC) (N = 64) e uma escala de autorrelato de playfulness do adulto (EAPA) (N = 64) e explorar a associação entre o playfulness da criança e do adulto. O estudo 2 avaliou o impacto dos GABC no playfulness da criança e do adulto, por comparação com familias não participantes (GC), em duas amostras [G1 (N = 66; 9 meses após início GABC) e G2 (N = 159, 11 meses após término)], e explorou-se o papel preditivo de variáveis sociodemográficas e da dosagem no playfulness. Os resultados do estudo 1 mostram que a GOPC apresenta uma estrutura multifatorial (motivação, suspensão da realidade, interação social) com bons níveis de consistência interna, existindo uma associação positiva entre a suspensão da realidade e o playfulness do adulto. No Estudo 2, apenas no G1, as crianças de famílias com maior risco inicial apresentam menores níveis de playfulness. Apesar das limitações, esta investigação contribui para uma análise mais aprofundada sobre o playfulness e seus contributos em intervenções parentais.
Play stands as a key aspect in the individual’s healthy development throughout life (Tonkin & Whitaker, 2019). Deepening research in specific areas of play - namely in playfulness - may bring important contributions, especially in promoting a more positive parenting. Considering playgroups as sites for the promotion of play, two studies were carried out within the scope of the experimental pilot project Groups Aprender, Brincar, Crescer (GABC). The first aimed to adapt an observational tool to measure the child's playfulness (GOPC) (N = 64) and an adult playfulness self-report scale (EAPA) (N = 64) and to explore the association between child and adult playfulness. Study 2 assessed the impact of GABC on child and adult playfulness, when compared to non-participating families (CG), in two samples [G1 (N = 66; 9 months after beginning GABC) and G2 (N = 159, 11 months after ending)], and the predictive role of sociodemographic variables and dosage in playfulness was explored. The results of study 1 show that GOPC has a multifactorial structure (motivation, suspension of reality, social interaction) with good levels of internal consistency, with a positive association between suspension of reality and adult playfulness. In Study 2, only in G1, children from families with a higher initial risk have lower levels of playfulness. Despite its limitations, this investigation contributes to a more in-depth analysis of playfulness and the contribution of playfulness in parental interventions.
Designação do grau: Doutoramento em Psicologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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