Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/20606
Autoria: Schippling, A.
Abrantes, P.
Lopes, J. T.
Data: 2020
Título próprio: Educação de elites e a dimensão da internacionalização em Portugal
Número: 94
Paginação: 119-137
ISSN: 0873-6529
Palavras-chave: Educação de elites
Internacionalização
Colégios internacionais
Identidade escolar
Education of elites
Internationalisation
International schools
School identity
Éducation des élites
Internationalisation
Collèges internationaux
Identité scolaire.
Educación de élites
Internacionalización
Colegios internacionales
Identidad escolar
Resumo: Perante os atuais processos de um novo capitalismo global, a educação de elites está marcada por transformações que produzem um campo de tensão entre tendências homogeneizadoras e heterogeneizadoras. A referência ao internacional ganha, nesse cenário, um conteúdo de significado diverso, que o presente artigo procura reconstruir. Partindo de uma caracterização da educação de elites e da dimensão da internacionalização a nível global e no contexto português, apresentam-se dois estudos de caso em colégios internacionais na região de Lisboa, que correspondem a modalidades diferentes da construção da sua identidade escolar.
Given the current processes of a new global capitalism, the education of elites has been marked by changes that are producing a tension between homogenising and diversifying tendencies. The reference to the international takes on a whole range of meanings that this article seeks to reconstruct. Starting from a study of the education of elites and the internationalisation dimension at both the global level and in the Portuguese context, two case studies will be presented of international schools within the Lisbon region which are adopting different ways of constructing their school identity.
Face aux processus actuels d’un nouveau capitalisme global, l’éducation des élites est marquée par des transformations, qui produisent des tensions entre les tendances homogénéisatrices et les tendances hétérogénéisatrices. Dans ce scénario, la référence à l’international acquiert différentes significations que le présent article cherche à reconstruire. À partir d’une caractérisation de l’éducation des élites et de la dimension de l’internationalisation à l’échelle mondiale et dans le contexte portugais, l’article présente deux études de cas réalisées dans des collèges internationaux situés dans la région de Lisbonne, qui correspondent à des modalités différentes de construction de leur identité scolaire.
Ante los actuales procesos de un nuevo capitalismo global, la educación de élites está marcada por transformaciones que producen un campo de tensión entre tendencias homogeneizadoras y heterogeneizadoras. La referencia a lo internacional adquiere, en ese escenario, un contenido de significado diverso, el cual se procura reconstruir en el presente artículo. Se parte de una caracterización de la educación de élites y de la dimensión de la internacionalización a nivel global y en el contexto portugués para presentar dos estudios de caso en colegios internacionales en la región de Lisboa, que corresponden a modalidades diferentes de construcción de la identidad escolar.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sociologia94Cap6_.pdf441,78 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.