Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/20574
Autoria: Konno, Carla Penha Féres
Orientação: Passos, Ana Margarida
Data: 16-Jun-2020
Título próprio: Inteligência emocional nas equipes: Contributo para o team work engagement e a eficácia
Referência bibliográfica: Konno, C. P. F. (2019). Inteligência emocional nas equipes: Contributo para o team work engagement e a eficácia [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/20574
Palavras-chave: Inteligência emocional
Inteligência cognitiva
Competências emocionais
Eficácia organizacional
Engajamento no trabalho em equipe
Emotional intelligence
Cognitive intelligence
Emotional skills
Effectiveness
Team work engagement
Gestão de recursos humanos
Engagement
Trabalho de equipa
Resumo: Atualmente, competências técnicas, inteligência cognitiva e experiência não são premissas que garantem o bom desempenho dos profissionais nas organizações. O autogerenciamento, o reconhecimento do estado emocional (de si mesmo e dos outros membros da equipe) e o ajustamento das emoções durante a execução de uma tarefa ou uma tomada de decisão são predicativos de extrema importância para os resultados. Apesar de Inteligência Emocional ser um tema bastante abordado nas últimas décadas, ainda há poucas investigações acerca de sua relação com os resultados individuais e coletivos nas organizações através do engajamento. Sendo assim, essa pesquisa pretende investigar sobre a relação da IE com o resultado nas organizações e estabelecer as correlações entre suas dimensões com variáveis referentes à eficácia e engajamento no trabalho em equipe. Foi aplicado um questionário a 75 profissionais com experiência de trabalho em equipe. Os resultados revelaram que as variáveis relativas à Inteligência Emocional não possuem correlação significativa entre si, mas algumas das suas dimensões apresentam correlações relevantes com dimensões concernentes ao Team Work Engagement e à Eficácia. Neste sentido, é importante que os gestores trabalhem a componente emocional nas equipes com o intuito de criar um ambiente coletivo favorável para a obtenção de melhores resultados.
Nowadays, technical skills, cognitive intelligence and experience are not premising that guarantee the good performance of professionals in organizations. Self-management, recognition of the emotional state (of oneself and other team members), and adjustment of emotions during the execution of a task or decision making are extremely important predictors of outcomes. Although Emotional Intelligence has been a topic that has been widely addressed in recent decades, there are still few investigations about its relationship with individual and collective results in organizations through engagement. Thus, this research intends to investigate the relationship of EI with the result in organizations and to establish correlations between its dimensions and variables related to effectiveness and team work engagement. A questionnaire was applied to 75 professionals with team work experience. The results revealed that the variables related to Emotional Intelligence do not have significant correlation with each other, but some of their dimensions present relevant correlations with dimensions concerning Team Work Engagement and Effectiveness. In this sense, it is important for managers to work on the emotional component in teams in order to create a favorable collective environment for better results.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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