Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/20456
acessibilidade
Title: Perfil socioformativo dos orientadores, heterogeneidade e hierarquia social na área de ensino da CAPES
Other Titles: Socio-formative profile of the supervisors, heterogeneity and social hierarchy in the teaching area of CAPES
Authors: Massi, L.
Carvalho, H.
Giordan, M.
Keywords: Área de ensino
Sociologia da ciência bourdiana
Análise de correspondências múltiplas
Orientadores de pesquisas acadêmicas
Issue Date: 2020
Publisher: UFRGS
Abstract: A formação e atuação do orientador é um tema pouco estudado, porém cada vez mais discutido diante de relatos de dificuldades vivenciadas na pós-graduação. Entendemos que essa atuação dos orientadores não pode ser isolada do contexto de sua área de pesquisa. A área de Ensino, criada em 2010, reflete diversos agrupamentos temáticos e carrega uma polêmica associada ao momento de sua criação agrupando áreas de pesquisa que antes eram independentes. A sociologia da ciência de Bourdieu nos permite estudar esses temas e avançar no seu entendimento. Neste artigo, contribuímos para a compreensão da configuração da área de Ensino, por meio da investigação do perfil socioformativo de aproximadamente 530 orientadores que a compõem, apontando para heterogeneidades e hierarquias sociais entre esses agentes. Os dados desse estudo foram coletados por meio de um questionário online e foram tratados estatisticamente por Análise de Correspondências Múltiplas. Nossos resultados evidenciam perfis muito distintos em relação ao capital cultural e econômico dos orientadores, bem como a condição que eles tiveram para se formar como pesquisadores. Questionamos a implicação desses resultados para a área da CAPES que trata como um único grupo orientadores com perfis tão distintos.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/20456
DOI: 10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p421
ISSN: 1518-8795
Ciência-IUL: https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-72407
Appears in Collections:CIES-RI - Artigos em revista científica internacional com arbitragem científica

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Massi, L., Carvalho, H. & Giordan, M. (2020).pdfVersão Editora507.95 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.