Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/20433
Autoria: Mendes, M. M.
Magano, O.
Costa, A. R.
Data: 2020
Título próprio: Ciganos portugueses: escola e mudança social
Número: 93
Paginação: 109 - 126
ISSN: 0873-6529
DOI (Digital Object Identifier): 10.7458/SPP20209313546
Palavras-chave: Ciganos portugueses
Educação
Desigualdades educativas
Etnografia
Escolas
Resumo: O cumprimento da escolaridade obrigatória, o sucesso e o controlo do abandono escolar estão longe de ser metas atingidas em Portugal para as crianças e jovens ciganos. Atualmente está mais clara a importância da escolarização, seja do ponto de vista do estado, regulador do acesso de todos ao sistema de ensino público, seja por parte das famílias, que reconhecem a sua importância como recurso essencial para uma cidadania efetiva. Neste artigo, através de uma abordagem etnográfica, são evidenciadas, por um lado, a continuidade de reprodução de desigualdades sociais em relação aos ciganos portugueses e, por outro, os processos de mudança em curso que mostram que, face à escola, os ciganos experienciam desafios, enfrentando mudanças provindas de dentro e de fora da escola.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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