Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/20316
Autoria: Rajkotia, André
Orientação: Duarte, Alzira
Resende, José Ricardo Pontes
Data: 17-Dez-2019
Título próprio: ITChallengeYou: a realidade virtual aplicada no contexto de seleção na área das tecnologias de informação
Referência bibliográfica: RAJKOTIA, André - ITChallengeYou: a realidade virtual aplicada no contexto de seleção na área das tecnologias de informação [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/20316>.
Palavras-chave: Realidade virtual
Seleção
Avaliação de competências
Gamificação
Unity
Tecnologia da informação
Virtual reality
Selection process
Competency assessment
Gamification
Information technology
Resumo: As práticas de Recursos Humanos confrontam-se com novos desafios decorrentes da evolução tecnológica. No domínio das Tecnologias de Informação (TI), as características do mercado e dos próprios especialistas tornam o processo de recrutamento e seleção particularmente desafiante. A Realidade Virtual (RV) tem sido alvo de investimento e desenvolvimento e tem vindo a ser aplicada em diversos setores. Contudo, a partir da pesquisa efetuada, revelou-se que existe pouca investigação sobre a aplicação da RV em contextos de seleção, particularmente na avaliação de competências. A presente dissertação visa responder à seguinte questão de investigação: Quais os benefícios, limitações e requisitos da implementação da RV em contextos de seleção? Tomando partido das potencialidades da RV desenvolveu-se uma aplicação imersiva para o processo de Recrutamento e Seleção, em particular na avaliação de competências de especialistas de TI. Nesta aplicação simula-se uma situação real que testa as competências lógicas, técnicas e interpessoais. A partir de uma amostra de 30 utilizadores da aplicação e seis entrevistas, concluiu-se que a RV é aplicável e útil no contexto de seleção. Apresentando valor acrescentado e inovador no contexto organizacional, sendo facilitador do processo de recrutamento e seleção e otimizando os seus recursos. A tecnologia, combinada com uma estratégia de Gamificação, permite uma maior atratividade do processo.
Human Resources practices face new challenges arising from technological evolution. In the field of Information Technology (IT), the characteristics of both the market and the experts themselves render the recruitment and selection process particularly challenging. Virtual Reality (VR) has been the subject of extensive development and has being applied to several areas. However, the research on the state of the art has revealed that there is a shortage of research on the application of VR in selection contexts and in skills assessment. This dissertation aims to answer the following research question: What are the benefits, limitations and requirements of VR implementation in selection contexts? By taking advantage of VR’s potential, an immersive application has been developed to be applied in the Recruitment and Selection process, particularly in the assessment of IT skills. The application simulates a real situation and concomitantly tests subjects’ logical, technical and interpersonal skills. From a sample of 30 users and six interviews, we have concluded that VR is applicable and useful in the context of selection. Presenting itself as an innovative novelty in the organizational context, facilitating the recruitment and selection process and optimizing its resources. Combined with a gamification structure, VR confers greater attractiveness to the process.
Designação do grau: Mestrado em Informática e Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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