Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/20231| Autoria: | Mateus, S. |
| Data: | 2019 |
| Título próprio: | Antes de nos conhecerem, às vezes, tratam-nos mal – perceções sobre discriminação e diversidade étnica em contexto escolar |
| Volume: | 7 |
| Número: | 2 |
| Paginação: | 123 - 135 |
| ISSN: | 1647-3078 |
| Palavras-chave: | Filhos de imigrantes Educação Discriminação Diversidade Racismo |
| Resumo: | A discriminação com base na origem étnica assume um papel central na experiência escolar das/os filhas/os de imigrantes: ela afeta os processos de escolarização, nomeadamente através do modo como configura perceções sobre as e os estudantes. O presente artigo examina as perceções sobre diversidade e discriminação em ambiente escolar de filhas/os de imigrantes e de diversos atores escolares, a partir de um conjunto de entrevistas realizadas em duas escolas da Área Metropolitana de Lisboa. Confirma-se a experiência de discriminação entre alunas/os, e a diversidade revela-se, nas perceções dos agentes escolares, como problemática e impactante nos ambientes de escola. |
| Arbitragem científica: | yes |
| Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Não existem ficheiros associados a este registo.
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.












