Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/20218
Autoria: Raposo, O.
Data: 2019
Título próprio: Arte e cultura: aprendizagens informais na afro-Lisboa
Volume: 7
Número: 2
Paginação: 37 - 53
ISSN: 1647-3078
Palavras-chave: Arte
Educação
Juventude
Racismo
Periferia
Pós-colonialismo
Resumo: A forma como as práticas artísticas estimulam aprendizagens informais entre os jovens da periferia de Lisboa é a principal preocupação deste artigo. A partir de três bairros “racializados” – Arrentela, Cova da Moura e Quinta do Mocho –, enquadramos algumas das mais inovadoras produções artístico-culturais para debater a escola, o racismo, as desigualdades e os engajamentos político-cidadão. Numa Afro-Lisboa que tarda em assumir a agência das populações afrodescendentes, arte e cultura se tornam instrumentos privilegiados para reconfigurar o papel da “raça” nas questões relacionadas à cidadania, marginalidade e educação no Portugal pós-colonial.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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