Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/20200
Autoria: Figueiredo, Luís Miguel Rodrigues
Orientação: Alexandre, Isabel Machado
Data: 17-Dez-2019
Título próprio: Compreender e melhorar cooperação e filosofias morais através de um jogo sério
Referência bibliográfica: Figueiredo, L. M. R. (2019). Compreender e melhorar cooperação e filosofias morais através de um jogo sério [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/20200
Palavras-chave: Jogo de vídeo
Filosofia
Moralidade
Cooperação -- Cooperation
Sério
Social
Videogames
Philosophy
Morality
Serious
Engenharia informática
Perceção social
Valor moral
Resumo: Os videojogos são uma fonte de entretenimento muito comum na sociedade atual. A sua indústria encontra-se em constante crescimento devido à evolução tecnológica que acompanha os nossos tempos. O potencial que representa, devido às diferentes formas de se poder criar e apresentar conteúdo, faz com que os videojogos deixem de ser meramente uma fonte de entretenimento, passando a poder ser utilizados como uma ferramenta não só de ensino, como de sensibilização. Através desta dissertação, proponho uma experiência social, cuja meta é entender a ideologia filosófica predominante de um determinado indivíduo, educá-los sobre a sua filosofia moral e da importância da cooperação, tudo utilizando um jogo sério que obtém dados através das ações do jogador. Após realizada a experiência, determinou-se que o indivíduo em questão obteve conhecimento e que se lhe fosse dada a hipótese, faria algumas mudanças nas suas decisões dentro do jogo. Foi possível comprovar evidências de que a exposição a ferramentas tais como jogos sérios, podem alterar a perceção social, filosófica, moral e cooperativa de um indivíduo.
Videogames are a very common source of entertainment nowadays. Their industry is found to be in constant growth due to the technological expansion our times present. The potential it represents, mostly due to the different ways to create and present content, makes it so that videogames are no longer solely a source of entertainment, becoming also a tool to transmit not only knowledge, but social awareness as well. Through this dissertation, I propose a social experiment, which goal is to understand the predominant philosophical idealogy tied to an individual, educate them about their moral philosophy and the importance of cooperation, all by using a Serious Game that obtains data from the player through their actions. After the social experimentation, it was determined that the subject gained knowledge and would prompted change some of the decisions done within the game. It was possible to obtain evidence that exposure to such a tool as a Serious Game, can alter Social, Philosophical and Moral perception in a person.
Designação do grau: Mestrado em Engenharia Informática
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_luis_rodrigues_figueiredo.pdf1,6 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.