Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/20200
acessibilidade
Title: Compreender e melhorar cooperação e filosofias morais através de um jogo sério
Authors: Figueiredo, Luís Miguel Rodrigues
Orientador: Alexandre, Isabel Machado
Keywords: Jogo de vídeo
Filosofia
Moralidade
Cooperação
Sério
Social
VideoGames
Philosophy
Morality
Cooperation
Serious
Engenharia informática
Perceção social
Valor moral
Issue Date: 17-Dec-2019
Citation: FIGUEIREDO, Luís Miguel Rodrigues - Compreender e melhorar cooperação e filosofias morais através de um jogo sério [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/20200>.
Abstract: Os videojogos são uma fonte de entretenimento muito comum na sociedade atual. A sua indústria encontra-se em constante crescimento devido à evolução tecnológica que acompanha os nossos tempos. O potencial que representa, devido às diferentes formas de se poder criar e apresentar conteúdo, faz com que os videojogos deixem de ser meramente uma fonte de entretenimento, passando a poder ser utilizados como uma ferramenta não só de ensino, como de sensibilização. Através desta dissertação, proponho uma experiência social, cuja meta é entender a ideologia filosófica predominante de um determinado indivíduo, educá-los sobre a sua filosofia moral e da importância da cooperação, tudo utilizando um jogo sério que obtém dados através das ações do jogador. Após realizada a experiência, determinou-se que o indivíduo em questão obteve conhecimento e que se lhe fosse dada a hipótese, faria algumas mudanças nas suas decisões dentro do jogo. Foi possível comprovar evidências de que a exposição a ferramentas tais como jogos sérios, podem alterar a perceção social, filosófica, moral e cooperativa de um indivíduo.
Videogames are a very common source of entertainment nowadays. Their industry is found to be in constant growth due to the technological expansion our times present. The potential it represents, mostly due to the different ways to create and present content, makes it so that videogames are no longer solely a source of entertainment, becoming also a tool to transmit not only knowledge, but social awareness as well. Through this dissertation, I propose a social experiment, which goal is to understand the predominant philosophical idealogy tied to an individual, educate them about their moral philosophy and the importance of cooperation, all by using a Serious Game that obtains data from the player through their actions. After the social experimentation, it was determined that the subject gained knowledge and would prompted change some of the decisions done within the game. It was possible to obtain evidence that exposure to such a tool as a Serious Game, can alter Social, Philosophical and Moral perception in a person.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/20200
Thesis identifier: 202461882
Designation: Mestrado em Engenharia Informática
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Master_Luis_Rodrigues_Figueiredo.pdf1.6 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.