Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19925
Autoria: Amarante, Jonas Almeida Braga
Orientação: Vieira, Jorge Samuel Pinto
Data: 13-Dez-2019
Título próprio: Midas Filmes e a distribuição de cinema independente em Portugal: Estudo de caso
Referência bibliográfica: Amarante, J. A. B. (2019). Midas Filmes e a distribuição de cinema independente em Portugal: Estudo de caso [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19925
Palavras-chave: Cinema independente
Distribuição
Exibição
Espectadores
Independent cinema
Distribution
Exhibition
Spectators
Sociologia da comunicação
Indústria cinematográfica
Cinema -- Movie theater
Público
Estudo de casos
Portugal
Resumo: Esta dissertação centrou-se num estudo de caso sobre a distribuidora cinematográfica Midas Filmes, que tem como foco o cinema independente, o cinema europeu e o cinema português. A metodologia mobilizada foi mista, articulando a observação de práticas da distribuidora e entrevistas com o diretor e funcionários da empresa, com a análise de dados secundários oficiais num nível de análise mais macro sobre o mercado de distribuição e exibição de cinema em Portugal. Esta análise possibilitou uma reflexão sobre fatores importantes para empresas com esse mesmo foco: as janelas de exploração comercial das obras, as práticas mais comuns no mercado, os desafios e apoios para a sustentabilidade deste tipo de cinema no país. Foi possível constatar que há no país um deficit de salas de exibição voltadas para o cinema independente, que aliada a dificuldades na formação de público acarreta baixos índices de espectadores neste nicho cinematográfico.
This dissertation was centered in a case study about the Cinema Distribution Company: Midas Filmes, which focuses on independent cinema, European cinema and Portuguese cinema. The methodology used for this study was mixed, articulating the micro observation of company’ practices throughout interviews with the director and its employees; and the macro analyses of official data about the market of cinema distribution and exhibition in Portugal. These analyses enabled a reflection regarding important factors for companies with the same focus: the exploitation windows for commercial contents; the most common market practices; main challenges and support mechanisms for the sustainability of this category of cinema in the country. Results showed that there is a deficit of independent cinema theaters in the country, that combined with audience engagement struggle results on low indexes of spectators for this cinema niche.
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_jonas_braga_amarante.pdf729,53 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.