Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/19925
Autoria: | Amarante, Jonas Almeida Braga |
Orientação: | Vieira, Jorge Samuel Pinto |
Data: | 13-Dez-2019 |
Título próprio: | Midas Filmes e a distribuição de cinema independente em Portugal: Estudo de caso |
Referência bibliográfica: | Amarante, J. A. B. (2019). Midas Filmes e a distribuição de cinema independente em Portugal: Estudo de caso [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19925 |
Palavras-chave: | Cinema independente Distribuição Exibição Espectadores Independent cinema Distribution Exhibition Spectators Sociologia da comunicação Indústria cinematográfica Cinema -- Movie theater Público Estudo de casos Portugal |
Resumo: | Esta dissertação centrou-se num estudo de caso sobre a distribuidora cinematográfica
Midas Filmes, que tem como foco o cinema independente, o cinema europeu e o cinema
português. A metodologia mobilizada foi mista, articulando a observação de práticas da
distribuidora e entrevistas com o diretor e funcionários da empresa, com a análise de dados
secundários oficiais num nível de análise mais macro sobre o mercado de distribuição e
exibição de cinema em Portugal. Esta análise possibilitou uma reflexão sobre fatores
importantes para empresas com esse mesmo foco: as janelas de exploração comercial das obras,
as práticas mais comuns no mercado, os desafios e apoios para a sustentabilidade deste tipo de
cinema no país. Foi possível constatar que há no país um deficit de salas de exibição voltadas
para o cinema independente, que aliada a dificuldades na formação de público acarreta baixos
índices de espectadores neste nicho cinematográfico. This dissertation was centered in a case study about the Cinema Distribution Company: Midas Filmes, which focuses on independent cinema, European cinema and Portuguese cinema. The methodology used for this study was mixed, articulating the micro observation of company’ practices throughout interviews with the director and its employees; and the macro analyses of official data about the market of cinema distribution and exhibition in Portugal. These analyses enabled a reflection regarding important factors for companies with the same focus: the exploitation windows for commercial contents; the most common market practices; main challenges and support mechanisms for the sustainability of this category of cinema in the country. Results showed that there is a deficit of independent cinema theaters in the country, that combined with audience engagement struggle results on low indexes of spectators for this cinema niche. |
Designação do grau: | Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_jonas_braga_amarante.pdf | 729,53 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.