Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19904
Autoria: Marques, Inês Cristina dos Santos
Orientação: Marques, Susana Henriques
Data: 31-Jan-2020
Título próprio: Revitalização de uma marca: O caso da marca Pato Real
Referência bibliográfica: Marques, I. C. dos S. (2019). Revitalização de uma marca: O caso da marca Pato Real [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19904
Palavras-chave: Gestão da marca
Valor da marca
Notoriedade
Revitalização
Brand
Brand equity
Brand awareness
Revitalization
Marketing
Arroz -- Rice
Trabalho de projeto
Portugal
Resumo: Todos os dias surgem novos produtos e novas marcas no mercado dos bens de consumo, pelo que um dos principais desafios da gestão e do marketing é continuar a conquistar novos consumidores e, simultaneamente, reter os já existentes. A enorme diversidade de produtos e marcas favorece a criação de uma forte concorrência entre as empresas exigindo-lhes uma constante adaptação às necessidades do mercado e a implementação de soluções inovadoras que lhes permitam continuar a fidelizar os consumidores e assegurar a sua estabilidade financeira. Neste contexto, é fascinante perceber como as marcas necessitam de se adaptar à atualidade para fazer face à competitividade do mercado e assegurar a sua permanência no mesmo. O interesse pelo tema advém da relevância de se analisar e compreender um processo de revitalização de uma marca. Isto é, os processos necessários para que o maior ativo de uma empresa não se desvaneça num mercado concorrencial como o dos dias de hoje. Selecionou-se a marca Pato Real, pertencente à empresa mais antiga da indústria e distribuição do arroz em Portugal, a Ernesto Morgado, S.A., que no próximo ano celebrará cem anos de história, e procedeu-se à elaboração de uma proposta de implementação à revitalização da marca a nível do produto, preço, distribuição e comunicação.
New products and new brands appear on fast moving consumer goods market every day. One of the biggest challenges of management and marketing is to continue to gain new consumers and, simultaneously, retain the existing ones. The large diversity of products and brands stimulates the existence of strong competition requiring a constant need of adaptation to the market needs and the implementation of new solutions to allow the consumer loyalty and financial stabilization. In this context it is fascinating to understand how brands need to adapt to current challenges facing competitiveness and ensure their permanence in the market. The interest for the topic comes from the relevance of analyzing and understanding the process of brand revitalization, meaning the necessary processes to ensure that the biggest asset of a company doesn’t fade out in a competitive market like nowadays. The Pato Real brand belongs to Ernesto Morgado S.A., which is the oldest rice industry and distribution company in Portugal. This brand, that will celebrate one hundred years of history next year, was selected for a brand revitalization including product, price, distribution and promotion.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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